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Jornal A Hora

Opinião

Claiton Fernandez Claiton Fernandez

Coluna voltada para gestão e visão estratégica de mercado.

Publicada em 05/07/2016

Educação a distância

A busca da satisfação das necessidades e a melhoria da qualidade de vida colocam-se como requisitos básicos do ser humano. Para a consecução desses requisitos na atual conjuntura globalizada, é necessário promover a interação entre os diversos agentes produtores e a transformação dos recursos disponíveis.

Num mercado em que a tecnologia renova-se em tempo real e em que o acesso a informação requer agilidade, eis que se apresenta um importante diferencial para as organizações e seus profissionais: a internet. Criada há mais de 40 anos, continua provocando um grande impacto em diversos segmentos, especialmente no educacional, com a construção de ambientes inovadores.

Nesse sentido, a educação a distância (EAD) tem se tornado sinônimo de envolvimento para a construção e reconstrução do conhecimento. Vem corroborar ao provérbio chinês: mostre-me alguma coisa e eu esquecerei; conte-me alguma coisa e eu começarei a me interessar; envolva-me em alguma coisa e eu aprenderei.

Estamos convivendo pois, num ambiente de considerável aumento da demanda educacional, em níveis de graduação, pós-graduação e educação continuada. E para atender a essa demanda verifica-se nos últimos 20 anos uma atenção especial aos sistemas de educação a distância.

Instrumentalizada e renovada pelo vertiginoso desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, a EAD vem sendo encarada pelos governos e pelas instituições de ensino como modalidade indispensável para a expansão da oferta e democratização no Ensino Superior. As pessoas suportam cada vez menos acompanhar cursos uniformes ou rígidos que não correspondem às suas reais necessidades e à especificidade de seus trajetos de vida.

Por sua vez, a quantidade e diversidade de iniciativas e projetos de EAD de instituições brasileiras públicas e particulares crescem de forma acelerada, gerando e transmitindo conhecimentos, prestando assistência técnica às organizações e contribuindo para um Brasil sustentável e competitivo no cenário internacional.

A tutoria é um dos elementos fundamentais dentro do programa EAD. O professor-tutor é o agente responsável por estabelecer elos de comunicação entre os alunos – aprendizes e educandos. Uma das principais características da educação a distância é o estabelecimento de uma comunicação de dupla via, na qual o professor e o aluno não estão no mesmo espaço físico, necessitando de meios que possibilitem a comunicação entre ambos.

Educar a distância via rede implica numa mudança de paradigma, que envolve indivíduos e instituições. O aluno deve aprender a buscar o conhecimento de forma independente, propor soluções, discutir e colaborar em grupo, onde grande parte da responsabilidade sobre a aprendizagem está em suas próprias mãos.

Um desafio, uma necessidade imperiosa dos tempos modernos, uma imposição a que não se pode fugir, a educação a distância é uma das soluções educacionais mais eficientes para os tempos atuais. As novas tecnologias de comunicação e informação como a televisão, o vídeo, a informática – com a internet ganhando espaços cada vez maiores – sem desprezar os meios tradicionais, convidam e até exigem um aproveitamento amplo de suas possibilidades em benefício da educação.

Pode-se concluir que a educação a distância inicialmente utilizada como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos, cada vez mais é usada em programas que complementam outras formas tradicionais, face a face, de interação, apresentando-se como uma modalidade de ensino alternativa em substituição à parte do sistema de ensino presencial.


São inúmeras as vantagens competitivas da EAD a seus usuários:

• Grande flexibilidade quanto a horário e local de estudo, neutralizando as barreiras de distância e tempo.

• Desenvolvimento da autoaprendizagem e do ritmo próprio de construção do conhecimento.

• Acesso facilitado a fontes geradoras de conhecimento.

• Redução de custo e ganho de eficiência, especialmente no processo de ensino corporativo.

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