Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Deoli Graff Deoli Graff

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Publicada em 03/10/2019

Gaal conhece candidatos ao CT

WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.37.43 AMEm sua reunião mensal de setembro, realizada segunda-feira à noite, o Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado (Gaal), da presidente Naide Heemann, dedicou a oportunidade para conhecer os candidatos ao Conselho Tutelar (CT). A eleição será domingo, das 8h às 17h. Lajeado tem 15 candidatos para 5 vagas. Os conselheiros tem mandato de quatro anos, cumprem jornada semanal de 40 horas e recebem salário de R$ 2.415,51.

“O CT tem papel importante no atendimento às crianças em situações adversas. São eles que dão a primeira acolhida. Os conselheiros merecem todo nosso apoio”, Naide Heemann.


 

Três pontos …

• 1 -.Em apoio ao Outubro Rosa, o jornal A Hora está publicando uma página especial com conteúdo em apoio à campanha de conscientização das mulheres e da sociedade sobre o câncer de mama e colo do útero.

• 2 – A Emater/RS-Ascar, Univates e a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) promovem dia 16/10, às 8h, no auditório do prédio 7 da universidade, o 2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e o 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari.

• 3 – O diretor do Grupo A Hora, Adair Weiss será o mediador do painel, hoje, às 19h, na Construmobil, sobre “A força da inovação para cidades inteligentes”. Vale apena participar porque vai ter muito conteúdo bom.


WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.38.42 AMEisstocksport

O Centro Cultural Morgenstern, de Colinas, com o apoio da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport do presidente Sérgio Böhm, irá implantar uma cancha deste esporte em sua sede.

No último fim de semana, o Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL) sediou em suas canchas, situadas no Parque Histórico, a etapa final do Campeonato Gaúcho, reunindo equipes de Lajeado e Santa Cruz do Sul.


Rainha e princesas da 9ª Turismate com padre Clecio Henckes 09199ª Turismate

No município de Ilópolis, ocorreu dia 27/09 o lançamento da 9ª Turismate – Festa da Erva-Mate, marcada para os dias 15 a 17 de novembro no Parque do Ibama. A promoção é da prefeitura por meio das secretarias de Agricultura e Turismo, Emater, AAErva-Mate, Sindimate e Ibramate. O presidente da Comissão Organizadora é o vice-prefeito, Fernando Dapont.


Feira do Livro

Amanhã, às 9h, na Casa de Cultura, tem reunião para alinhavar os últimos detalhes da 14ª Feira do Livro de Lajeado, que ocorre de 9 a 13/10, na Praça da Matriz. Na coordenação estará Betina Duraiski.
Uma das atrações da Feira será o lançamento de livros de autores do Vale do Taquari, dia 10/10, às 19h30min, no palco da Praça.


Inauguracao do Caminho autoguiado de Lajeado 290919Caminho autoguiado

Por iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios na Colônia e apoio do Governo Municipal de Lajeado, Sicredi, Univates, Emater/RS-Ascar e Comtur, foi inaugurado, domingo passado, o Caminho Autoguiado de Lajeado. O ponto de partida foi o belvedere Aldino Galas, as margens do Rio Taquari. Antes da saída foi servido café preparado por alunos do curso de Gastronomia da Univates. O percurso tem 15,9km que pode ser feito no tempo de 4 horas, seguindo as placas indicativas.


Ocupa ValaoPreciso aplaudir…

O coletivo artístico-cultural Rola Rolê realiza trabalho de arte e cultura espetacular na cidade de Lajeado. É deles a iniciativa do projeto de transformar a “Rua do Valão”, como é conhecida a Avenida Décio Martins Costa. Os integrantes são todos voluntários, focados na ocupação de espaços públicos para fins culturais e artísticos.
O projeto do Valão surgiu do trabalho de conclusão do curso de Design de Marina Helena Müller. Tudo partiu deles, desde a concepção, pesquisa, projeção e ação da pintura. A ideia foi abraçada pela Secel, Sesc e Univates. Para conhecer mais, confira no Instagram: www.instagram.com/rolarole/


Encontro da família Bauer

O 2º Encontro da Família Bauer será domingo, dia 6, no Parque Temático Christoph Bauer, em Forquetinha. A atração será o lançamento do livro de 556 páginas dos descendentes de Christoph Bauer, às 10h. O autor é o professor e pesquisador Waldemar Richter. A obra é o segundo volume da coletânea Nie Gedacht (Nunca Pensei), formada por 50 livros de famílias de imigrantes. Informações pelos fones (51) 98128-7964 ou (51) 99259-2141 com Daise Bauer.

DEOLí  GRÄFF – deoli@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Cidades

Caixa d’água rompe no Complexo Avícola da Dália, em Arroio do Meio

Apesar do susto, ninguém se feriu. Ainda não há laudo oficial sobre o que pode ter causado a ruptura

Cidades

Jovem morre após carro atropelar cavalo na ERS-435

Acidente ocorreu no quilômetro 5 da rodovia, em Ilópolis. Luciano Scheidt dos Santos tinha 20 anos e era um … Leia mais

Comportamento

Solte seus cachos!

Descubra a transição capilar através da história de quem passou pelo processo