Versão Impressa

Jornal A Hora

Editorial

Publicada em 12/11/2016

TUDO 2016 para brindar a Expovale

Atitude para enfrentar as adversidades, planejamento para manter a saúde financeira em momentos de instabilidade e criatividade para crescer apesar da crise. Para gerenciar uma empresa não há uma receita pronta, mas comportamentos como os citados acima podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma organização.

Encartado nesta edição, o anuário TUDO faz uma análise da conjuntura econômica. Desde a interferência dos movimentos em âmbito nacional e estadual, passando para o contexto regional. As perspectivas de analistas, mercado de trabalho, agronegócio e os projetos pensados para incrementar o potencial de desenvolvimento local.

A Hora escolheu lançar a publicação durante a Expovale por entender ser necessário mostrar detalhes das atividades produtivas locais, esperando contribuir na propagação do conhecimento sobre os aspectos positivos e também aqueles que precisam ser melhorados.

Em 2010, o primeiro caderno foi apresentado à região, como uma forma de valorizar a feira, diante de sua força estratégica para o Vale. A publicação é um esboço daquilo de mais importante para a região.

Em seis anos, o anuário evoluiu. Ganhou em dimensão, em capilaridade, abriu o leque de discussões sobre assuntos regionais. Procurou contribuir para o reconhecimento do Vale do Taquari pelo RS.

Abriu assuntos que se tornaram referência, como a publicação de 2013, que consolidou a ideia de Vale dos Alimentos. Naquele ano, o documento especificou todos os produtos beneficiados na região, desde o agro, passando pelo sorvete, candies e erva-mate.

No ano seguinte, a redação do A Hora elaborou um levantamento sobre transporte, tendo em vista o alto custo da logística devido à dependência do setor rodoviário. A publicação mostrou os percalços do Porto de Estrela. Os trajetos das locomotivas pela ferrovia da região e os motivos para o pouco aproveitamento do modal. Também as dificuldades para levar os produtos locais pelo Rio Taquari.

Em 2015, uma prévia do que se avizinhava. O início da crise política que culminou com o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A queda na produção industrial, o desemprego alcançando índices vistos na década de 1990 e a volta da inflação. Nesse contexto, especialistas apresentaram perspectivas econômicas.

Na sexta edição do anuário, A Hora aborda diversos temas, entre os quais como as empresas regionais terão de se organizar para o período de recessão no país. Tendo em vista as restrições de investimentos, crédito e concessões de incentivos às empresas, há uma probabilidade latente de mais arrocho no consumo.

Com um perfil diversificado de atividades, o impacto desse quadro preocupante na economia nacional tem impacto menor na região. Ainda assim, o desafio está posto. Para se manter no mercado, é indispensável ter controle absoluto. Seja na otimização dos gastos, no desenvolvimento da mão de obra e no acompanhamento das tendências para inovar.

Diante das transformações galopantes passadas pelo país, em especial no setor político, o TUDO avança sobre as virtudes e carências do Vale e tenta ser um documento para posicionar o A Hora como veículo de comunicação ligado ao debate para melhorar e desenvolver toda a região.

Notícias relacionadas
Arroio do Meio

Evento arrecada verba para construção de igreja

Festa de Santos Reis ocorre há 34 anos na comunidade de Barra da Forqueta

Divisão de Acesso

Bola volta a rolar na Arena Alviazul

Pré-temporada começa nesta tarde. A partir das 15h, jogadores que moram na região iniciam os treinamentos

Polícia

BM recupera veículo e prende dupla suspeita do roubo

Crime ocorreu na manhã desta terça-feira. Carro foi recuperado na rua 20 de Setembro, no bairro Moinhos