Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Rodrigo Martini Rodrigo MartiniJornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Coluna publicada diariamente
Publicada em 10/10/2019

‘‘Vaza Café’’

O cafezinho maroto entre Carlos Ranzi (MDB) e Mariela Portz (PSDB) ainda é assunto nos bastidores da política de Lajeado. Áudios gravados no WhatsApp por representantes do PSDB estão se proliferando. Nas conversas, muitas críticas ao presidente do PP, Natanael dos Santos, em função da nota encaminhada por ele a este colunista, logo após a divulgação – neste espaço – do referido encontro entre os dois parlamentares. O fato recebeu o sugestivo nome de “Vaza Café” por parte de políticos locais, em alusão à “Vaza Jato”.


 

d385dd89-150c-4636-b48e-e3a31f0e876b‘‘Vaza Café’’ II

Na nota, e conforme já divulgado na edição de terça-feira, Santos critica a postura de Mariela. Sem meias palavras, cita que “as aventuras e almejos particulares de uma vereadora não podem ser interpretados como a vontade de ambos os partidos”. Ainda de acordo com o representante máximo do PP de Lajeado, a tucana se reuniu com o emedebista de forma unilateral e “sem chancela partidária”. Já entre as críticas direcionadas a ele por parte de líderes do PSDB, adjetivos como “amador” e “infantil”.


‘‘Vaza Café’’  III

Se de um lado a nota encaminhada em nome do PP gerou mal estar entre representantes do PSDB, a retórica provocada pelos – amadores – áudios também é verdadeira. Demonstra, acima de tudo, um descompasso entre os dois partidos coligados, justamente no momento em que as demais siglas se aprumam para o pleito do ano que vem. E percebendo a ranhura entre tucanos e progressistas, e diante da experiência de seus líderes, o MDB deve se aproveitar bem deste momento. Os próximos capítulos prometem fortes emoções.


‘‘Vaza Café’’ IV

E se de um lado o MDB sabe muito bem o que fazer em um momento como esse, o PT parece seguir no mesmo ritmo do seu principal nome na atualidade, o vereador Sérgio Kniphoff. É muita teoria e pouca prática. Com isso, parece bastante claro que o partido que liderou a prefeitura entre 2013 e 2016 está propenso a ser apenas um coadjuvante em uma eventual coligação com o MDB – com maior afinidade com Márcia Scherer. Internamente, o PT está indisposto com a falta de proatividade de quem sempre sonhou em ser prefeito.


‘‘Vaza Café’’  V

Na sessão de terça-feira da Câmara de Vereadores, o assunto sobre o cafezinho maroto foi levado ao plenário. Após breve discordância sobre projeto de lei, o líder de governo do PP, Mozart Lopes, se direcionou à Mariela de forma discreta, mas utilizando o microfone. Sem meias palavras, colocou em xeque o apoio da vereadora após o encontro com Carlos Ranzi (MDB). A relação entre o vereador progressista e a vereadora tucana nunca foi de harmonia. E diante da proximidade dela com o emedebista, só piorou. Haja bule!


CCs condenados

O projeto de lei do vereador Darlã Bellini (PSB) que proíbe contratação de pessoas condenadas para assumir cargos comissionados está fervilhando nos bastidores. Correligionários de diversos partidos querem a extinção da proposta. A conclusão eu deixo com o leitor.


 

PTB na Saúde

O PTB deve reassumir a Secretaria de Saúde em Teutônia. A pasta já era ocupada pelo partido, mas o ex-secretário Hélio Brandão voltou ao legislativo. E o nome escolhido pelo partido para substituir o parlamentar é o próprio presidente da sigla no município, Ederson da Rocha. O anúncio oficial pode ocorrer nos próximos dias.


 

Futebol sintético

Nesta quinta-feira, entre 18h e 19h, ocorre mais um jogo de futebol em um novo campo de gramado sintético construído em área particular no bairro Moinhos D´água, em Lajeado. Diversos agentes públicos devem fardar e apresentar suas habilidades futebolísticas naquele espaço muito próximo a um arroio. O vereador do PP, Mozart Lopes, dizem, é um dos craques dessa turma. E o Secretário de Meio Ambiente, Luís Benoitt, não será convidado.


Presidência em debate

Em Arroio do Meio, tudo parece desenhado para o vereador Luís Both (MDB) assumir a presidência em 2020 com apoio da oposição. Entretanto, um fato novo pode estar surgindo. Segundo correligionários, existe a possibilidade do colega Vanderlei Majolo (PP) mudar de partido em 2020. Se esta expectativa existe, tudo pode acontecer no plenário.


Emendas impositivas

Carlos Ranzi (MDB) insiste em engambelar o contribuinte ao falar das chamadas emendas impositivas em Lajeado. Segundo ele, os repasses rotineiros da câmara para entidades possuem o mesmo teor das emendas individuais que chegaram a ser ventiladas na cidade. Não possuem. Uma coisa é o Legislativo repassar recursos – o que também é maquiavélico – e outra coisa, muito pior, é o vereador “assinar o cheque” de forma individual e comprar voto – ou retribuir – de forma institucionalizada. É a velha política rondando o plenário lajeadense!


2019 10 10_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO encantadoVice hoje, adversário amanhã!

Uma situação no mínimo complexa em Encantado. Hoje o PP faz parte da base do governo com o vice-prefeito Enoir Cardoso (esquerda na foto). Entretanto, o partido cogita indicar o próprio Enoir para concorrer a prefeito contra o atual gestor em 2020, tendo Paulo Costi como vice. Ainda sobre o pleito do ano que vem, os Progressistas devem fazer pesquisa para avaliar também as condições de Marino Deves, Sander Bertozzi e Sérgio Goldoni.


 

Pesquisas

Em Forquetinha, após resultados de uma pesquisa interna realizada faz alguns dias, correligionários apostam em uma chapa única para concorrer à majoritária em 2020. Tudo indica que o ex-prefeito Waldemar Richter desistiu de uma possível candidatura pelo PSDB. E tudo indica que o atual gestor, Paulo Grunewald (PP), venha a ser o candidato único no próximo ano.


Pesquisas II

Já em Estrela, pelo menos três pesquisas internas compradas por diferentes partidos são realizadas ao mesmo tempo no município. Há também pesquisa encomendada por empresários locais. Os resultados podem definir as futuras candidaturas a prefeito e vice, e também as possíveis coligações. Sobre o alto número de pesquisas, há quem diga que tem pesquisador pesquisando os próprios pesquisadores.

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
Arroio do Meio

Evento arrecada verba para construção de igreja

Festa de Santos Reis ocorre há 34 anos na comunidade de Barra da Forqueta

Solidariedade

Ação entre amigos pretende arrecadar R$ 10 mil para Lívia Teles

O grupo “Torcedoras Coloradas de Encantado” inicia a venda dos blocos na próxima semana no valor de R$ 10… Leia mais

previsão do tempo

Terça-feira de chuva e tempo quente

Mesmo com as áreas de instabilidade atuando sobre o Vale, a máxima de hoje deve chegar aos 30ºC