Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Deoli Graff Deoli Graff

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Publicada em 03/09/2019

A coletânea de 20 mulheres

Jandiro KochA coletânea “Todo mundo começou com um sim” tem lançamento programado para o dia 17 de setembro, às 17h30min no auditório do Sesc. A obra tem textos de 20 mulheres do Vale do Taquari. O prefácio é de Jandiro Adriano Koch. A lista das 20 escritoras: Aline Lenz, Ana Cecília Togni, Andreia Rabaiolli, Angelica Munhoz, Beatriz Chemin, Desiree Hirtenkauf, Dirce Becker Delwing, Ivete Kist, Laura Peixoto, Lenira Heck, Luciana Zart, Margarita Rosa Agaviria, Maria Isabel Rossetti, Meire Brod, Marli Watt, Nara Knaack, Rosane Cardoso, Silvana Rossetti Faleiro, Suzete Herrmann e Vera Nicaretta.


Desafio Voluntário

Os 16 funcionários da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) plantaram 38 árvores nativas no Parque dos Dick. A atividade fez parte do compromisso da entidade como Voluntária Pessoa Jurídica da Parceiros Voluntários Lajeado, no transcorrer do 11º Desafio Voluntário. As mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado (Sema). A orientação do plantio foi da coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Isa Carla Osterkamp e da engenheira florestal da Sema, Sabrina Marques Wolf.


Patrono do cooperativismo

A concessão do título de Patrono do Cooperativismo Brasileiro ao padre Theodor Amstad está perto de ocorrer. O projeto de lei nº 2107/2019, de autoria do deputado Giovani Cherini, foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. Agora entra na pauta de votação do Plenário.

Theodor Amstad nasceu em 9 de novembro de 1851, em Beckenried, na Suíça. No ano de 1885 chegou ao Brasil. Em 1902 fundou a primeira cooperativa de crédito brasileira no município de Nova Petrópolis. Por um período foi pároco da Paróquia Santo Inácio de Lajeado e é homenageado com o nome de uma rua no Bairro Florestal.

 


Palestra do Gaal

Palestra Lidia e NaideCom o tema: “Adote com Carinho”, o Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado (Gaal) realizou dia 27, no auditório do prédio 16 da Univates palestra com a psicóloga, escritora e professora da Universidade Federal do Paraná , Lídia Weber (foto). O assunto abordado foi muito esclarecedor para o público presente, formado na maioria por casais interessados em adotar.

A presidente do Gaal, Naide Heemann (foto), entregou uma camiseta da entidade para Lídia Weber em forma de agradecimento por sua disponibilidade de vir a Lajeado compartilhar seus conhecimentos. O evento contou com o apoio do Comdica, do Grupo A Hora, Lojas Benoit, Divine, Univates, Zallon Hotel, Sensus, Fascina, Pipocando Marketing, Capital Verde e Construtora Guia.

Confira a coluna na integra no jornal impresso da edição do dia 3 de setembro.

 

DEOLI GRÄFF – deoli@jornalahora.inf.br

 

Notícias relacionadas
Conteúdo Patrocinado

O novo perfil profissional

Apresentado por Fecomércio Senac | Produzido por Estúdio A Hora O mercado de trabalho está mudando, e isso… Leia mais

Grêmio

Para encerrar o ano com vitória

Tricolor faz a última partida em casa nesta temporada

Lajeado

Cirurgia inédita no RS é realizada no HBB

Procedimento de retirada da tireoide com auxílio de vídeo foi oferecido pelo SUS e realizado no fim de … Leia mais