Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Deoli Graff Deoli Graff

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Publicada em 03/10/2019

Gaal conhece candidatos ao CT

WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.37.43 AMEm sua reunião mensal de setembro, realizada segunda-feira à noite, o Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado (Gaal), da presidente Naide Heemann, dedicou a oportunidade para conhecer os candidatos ao Conselho Tutelar (CT). A eleição será domingo, das 8h às 17h. Lajeado tem 15 candidatos para 5 vagas. Os conselheiros tem mandato de quatro anos, cumprem jornada semanal de 40 horas e recebem salário de R$ 2.415,51.

“O CT tem papel importante no atendimento às crianças em situações adversas. São eles que dão a primeira acolhida. Os conselheiros merecem todo nosso apoio”, Naide Heemann.


 

Três pontos …

• 1 -.Em apoio ao Outubro Rosa, o jornal A Hora está publicando uma página especial com conteúdo em apoio à campanha de conscientização das mulheres e da sociedade sobre o câncer de mama e colo do útero.

• 2 – A Emater/RS-Ascar, Univates e a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) promovem dia 16/10, às 8h, no auditório do prédio 7 da universidade, o 2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e o 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari.

• 3 – O diretor do Grupo A Hora, Adair Weiss será o mediador do painel, hoje, às 19h, na Construmobil, sobre “A força da inovação para cidades inteligentes”. Vale apena participar porque vai ter muito conteúdo bom.


WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.38.42 AMEisstocksport

O Centro Cultural Morgenstern, de Colinas, com o apoio da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport do presidente Sérgio Böhm, irá implantar uma cancha deste esporte em sua sede.

No último fim de semana, o Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL) sediou em suas canchas, situadas no Parque Histórico, a etapa final do Campeonato Gaúcho, reunindo equipes de Lajeado e Santa Cruz do Sul.


Rainha e princesas da 9ª Turismate com padre Clecio Henckes 09199ª Turismate

No município de Ilópolis, ocorreu dia 27/09 o lançamento da 9ª Turismate – Festa da Erva-Mate, marcada para os dias 15 a 17 de novembro no Parque do Ibama. A promoção é da prefeitura por meio das secretarias de Agricultura e Turismo, Emater, AAErva-Mate, Sindimate e Ibramate. O presidente da Comissão Organizadora é o vice-prefeito, Fernando Dapont.


Feira do Livro

Amanhã, às 9h, na Casa de Cultura, tem reunião para alinhavar os últimos detalhes da 14ª Feira do Livro de Lajeado, que ocorre de 9 a 13/10, na Praça da Matriz. Na coordenação estará Betina Duraiski.
Uma das atrações da Feira será o lançamento de livros de autores do Vale do Taquari, dia 10/10, às 19h30min, no palco da Praça.


Inauguracao do Caminho autoguiado de Lajeado 290919Caminho autoguiado

Por iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios na Colônia e apoio do Governo Municipal de Lajeado, Sicredi, Univates, Emater/RS-Ascar e Comtur, foi inaugurado, domingo passado, o Caminho Autoguiado de Lajeado. O ponto de partida foi o belvedere Aldino Galas, as margens do Rio Taquari. Antes da saída foi servido café preparado por alunos do curso de Gastronomia da Univates. O percurso tem 15,9km que pode ser feito no tempo de 4 horas, seguindo as placas indicativas.


Ocupa ValaoPreciso aplaudir…

O coletivo artístico-cultural Rola Rolê realiza trabalho de arte e cultura espetacular na cidade de Lajeado. É deles a iniciativa do projeto de transformar a “Rua do Valão”, como é conhecida a Avenida Décio Martins Costa. Os integrantes são todos voluntários, focados na ocupação de espaços públicos para fins culturais e artísticos.
O projeto do Valão surgiu do trabalho de conclusão do curso de Design de Marina Helena Müller. Tudo partiu deles, desde a concepção, pesquisa, projeção e ação da pintura. A ideia foi abraçada pela Secel, Sesc e Univates. Para conhecer mais, confira no Instagram: www.instagram.com/rolarole/


Encontro da família Bauer

O 2º Encontro da Família Bauer será domingo, dia 6, no Parque Temático Christoph Bauer, em Forquetinha. A atração será o lançamento do livro de 556 páginas dos descendentes de Christoph Bauer, às 10h. O autor é o professor e pesquisador Waldemar Richter. A obra é o segundo volume da coletânea Nie Gedacht (Nunca Pensei), formada por 50 livros de famílias de imigrantes. Informações pelos fones (51) 98128-7964 ou (51) 99259-2141 com Daise Bauer.

DEOLí  GRÄFF – deoli@jornalahora.inf.br

Notícias relacionadas
País

INSS cria programa para identificar benefícios irregulares

A medida integra e cruza dados das instâncias administrativas do órgão, como diretorias de governança, … Leia mais

Veloterra

Encantado realiza a final do Regional do veloterra

Parque João Batista Marchese irá sediar etapa noturna no sábado

Lajeado

Município entrega medalhas Capitão Pedro Siebra

Solenidade que homenageia os destaques na colaboração da Segurança Pública ocorreu na tarde desta quarta-… Leia mais