Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Rodrigo Martini Rodrigo MartiniJornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Coluna publicada diariamente
Publicada em 22/11/2019

A novela do Plano Diretor

22 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _FOTO PRINCIPALA votação do novo Plano Diretor de Lajeado foi debatida pessoalmente entre vereadores e prefeito na manhã dessa quinta-feira. O encontro ocorreu no Gabinete de Marcelo Caumo e contou com a presença de representantes de todos os oito partidos que hoje formam a atual legislatura na Câmara. A conversa franca ainda não resultou em consenso. Alguns querem votar a proposta em 2020. Outros tentam empurrar para o ano eleitoral.

Em primeiro lugar, é preciso elogiar a intenção do gestor ao convocar os vereadores para o diálogo. Em segundo lugar, é preocupante saber que existe a possibilidade real de protelar a votação para 2020. Sobre o projeto em si, e após todas as modificações propostas pelos parlamentares – com base em intensas reuniões coordenadas pelas comissões da câmara desde abril – há pouco a discutir. Agora é a hora de protocolar o novo PL e votar. Mas nada é simples no poder público.

Mesmo após as incansáveis reuniões das comissões e às diversas audiências públicas, e mesmo com o Executivo acenando positivamente às sugestões de mudanças no projeto original, há vereadores com emendas engatilhadas. Uma dessas busca a diminuição da cota de nível no bairro Carneiros, de 29 para 27 metros para o primeiro pavimento útil das edificações. Ou seja, nem tudo parece ter sido debatido às claras no plenário da câmara.

Da mesma forma, a presidente Neca Dalmoro (PDT) avisa: restam três sessões plenárias em 2019. E uma é reservada à votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. Por outro lado, nada impede a convocação de uma sessão extraordinária para votar o Plano Diretor. Enfim, é preocupante essa incerteza. As alterações são necessárias para garantir mais harmonia entre progresso e qualidade de vida. E, claro, também são importantes para acelerar a economia!


22 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _ValmorConsenso ou debandada?

As estratégias para 2020 em Estrela mudam conforme o vento. Se antes a probabilidade era de um racha na Situação, agora cresce a possibilidade de união entre partidos. Uns chamam de “acordão”, outros de “consenso”. Fato é: o governo apresenta bons índices nas pesquisas. E como não se mexe em time que está ganhando, querem surfar essa onda. Na imagem, Valmor Griebeler (PL) e Elmar Schneider (PTB), ambos da base atual – mas pré-candidatos a prefeito –, almoçam juntos no Estrela Palace Hotel, na companhia do ainda tucano, Marcelo Braun.


MP em Santa Clara

Uma denúncia contra o Governo de Santa Clara do Sul foi encaminhada ao Ministério Público. Trata-se de “suposta nomeação de CCs para desempenho de atribuições típicas de cargos efetivos”. Por ora, não há sequer inquérito civil aberto. Ou seja, o promotor Neidemar Fachinetto ainda observa se tal denúncia tem ou não tem sustância para ser levada adiante.


Troca-troca

Em Teutônia, o primeiro suplente do MDB, Marcelino Marques de Quadros (o Bastião), deve assinar ficha no partido do vice-prefeito, Valdir Amaral, o PSD.

Troca-troca II

Guilherme Bolsi deve assinar com o PP de Lajeado e concorrer a vereador em 2020. Faz poucos dias, ele deixou o cargo de Assessor Parlamentar do vereador Ederson Spohr, do MDB.


Schmidt na Câmara?

Há quem aposte na candidatura do ex-prefeito Luís Fernando Schmidt para a Câmara de Lajeado. O petista não é lembrado pelo partido para concorrer a prefeito ou eventualmente a vice em uma possível coligação com o MDB. E mesmo após a derrota no pleito principal de 2016, o petista ainda tem boas chances de alcançar uma das 15 vagas ao Legislativo.


Previsões do PP

Samir Battisti é o nome mais cotado do PP para concorrer a prefeito em Marques de Souza. Já em Progresso, Paulinho Schmidt deve ser escolhido pelos Progressistas para a majoritária.


No plenário

Cristiano Nogueira, presidente do MDB de Estrela, e algumas vezes cogitado para ser candidato a vice-prefeito, parece estar decidido a concorrer outra vez a vereador.


 

MDB em Arroio do Meio

No próximo dia dois de dezembro, o MDB de Arroio do Meio realiza encontro do partido para registro de novas filiações. Para esse evento, não foram chamados representantes das siglas que possivelmente estarão coligadas em 2020.


22 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _CPIMistério na CPI das Multas

O agente de trânsito de Lajeado, Jacir José Feix, foi ouvido ontem pelos membros da CPI que verifica as denúncias contra o ex-Coordenador do Departamento de Trânsito, Carlos Kayser. Entretanto, e diferente de outros depoimentos, a audiência dele foi fechada. Isso porque o servidor público pediu sigilo de seus posicionamentos. Ele também pediu sigilo de uma gravação já entregue aos vereadores. Diante de eventuais circunstâncias ou represálias, é absolutamente compreensível a preocupação do Fiscal.

Notícias relacionadas
Estado

Ferramenta possibilita a contratação de médicos nos municípios do RS

Cremers e Famurs lançam sistema para auxiliar na contratação de profissionais para os postos de saúde das … Leia mais

Solidariedade

Craques em prol da APAE

Jogo Solidário será disputado hoje no Ginásio de Esportes José Machado, em Taquari

Trânsito

Dois caminhões se envolvem em acidente em Nova Santa Rita

Colisão traseira deixou o trânsito lento na BR-386, no sentido capital - interior