Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Rodrigo Martini Rodrigo MartiniJornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Coluna publicada diariamente
Publicada em 12/11/2019

O Vale do Transporte

A instalação de uma nova e moderna unidade do Sest/Senat no Vale do Taquari já é dada como certa nos bastidores. Em Estrela, o governo municipal ofereceu uma área próxima à BR-386. Do outro lado do rio, o Executivo de Lajeado oferece um terreno com aproximadamente oito mil metros quadrados no bairro Montanha, entre a Av. Benjamin Constant e a ERS-130. A direção da entidade finaliza os tramites para anunciar o acordo. E tudo indica que o negócio será firmado em solo lajeadense.

12 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _foto PRINCIPALFaz pouco mais de dois meses, divulgamos detalhes da proposta estrelense. Trata-se de uma área nos fundos do “386 Business Park”, às margens da rodovia federal. Entretanto, a direção do Sest/Senat estaria em busca de terrenos mais próximos dos centros urbanos. Em Lajeado, ainda visitaram outra área, localizada nos fundos do SESI, no bairro Universitário. Mas tudo indica que o terreno no bairro Montanha será o escolhido.

Desde o início, a negociação para a manutenção e ampliação da unidade do Sest/Senat – hoje instalada em um prédio menor, no acesso aos bairros Campestre e Santo André, em Lajeado – é intermediada por empresários do setor de transporte de cargas do Vale do Taquari e membros da diretoria do Setcergs. O grande objetivo é aprimorar ainda mais os serviços de qualificação profissional.

Este grupo de empresários criou a associação Vale do Transporte. Hoje, além da possibilidade real de ampliar a unidade do Sest/Senat e garantir mais cursos para mais de sete mil profissionais que atuam nas áreas de transporte de passageiros e de cargas, os empreendedores comemoram a formação da primeira turma do primeiro curso técnico para Motoristas (FOTO), uma parceria entre transportadoras e a Univates. O objetivo é claro: consolidar a região como um polo de logística no sul do Brasil.


12 11 2019 GABRIEL SANTOS _ coluna MARTINI _poste travesseiroEnergia ao Vale

A foto é do colega Gabriel dos Santos. A imagem mostra a “engenhoca” criada por uma moradora de São Rafael, em Cruzeiro do Sul. Ela colocou uma escora junto a um poste de energia elétrica para evitar a queda do material. A situação, como bem mostra a fotografia, está crítica em muitas áreas mais interioranas. Em Colinas, os vereadores Rodrigo Horn e o suplente Cesar Miranda passaram o domingo coletando assinaturas para um abaixo assinado pedindo a troca de postes na Rua Fernando Ferrari.


INSS e HBB

Hoje está sendo debatida novamente a possibilidade de compra do imóvel do INSS, no centro de Lajeado. É uma triangulação. Localizado na esquina entre a Av. Benjamin Constant e a Rua Saldanha Marinho, o prédio está ao lado do Hospital Bruno Born (HBB). E a direção do grupo hospitalar pretende adquirir a área para incorporar aos centros de atendimento. O governo municipal quer ajudar. Para tal, oferece a doação de uma área pública para construção do prédio do instituto. Já o custeio da obra da nova sede do INSS ficaria todo para o HBB.


12 11 2019_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO boneco Marino DevesDeves em Encantado

Na câmara de Encantado, diversos pedidos por parte dos vereadores. Cotado para ser o novo Coordenador Regional de Saúde (CRS), Marino Deves (PP) cobra demandas referentes aos atendimentos médicos na cidade. Ele quer detalhes sobre dias e horários de atendimento no Posto de Saúde da Barra do Guaporé, e também pediu “qual é o dia e horário de atendimento com a presença do médico”. Sobre a 16ª CRS, a novela sobre a nomeação persiste. Ederson da Rocha, presidente do PTB de Teutônia, já foi nomeado como o Coordenador Adjunto. Falta o titular!


Lions Clube

O Governo de Lajeado assinou um Termo de Cooperação e Adoção com o Lions Clube Lajeado Centro. Com isso, a entidade adota por dois anos – renovável – o canteiro central na Av. Alberto Pasqualini, na entrada principal da cidade, no qual consta a placa com o símbolo do Lions. A intenção do grupo é desenvolver ações em relação ao cuidado do meio ambiente.


Pesquisas

Estrela é a cidade das pesquisas. Todos os partidos apostam nessas para definição dos candidatos em 2020. E muitos apostam nesse mecanismo para as disputas internas. E aí que podem surgir alguns problemas. Há quem diga que algumas pesquisas poderiam ser manipuladas – ou bem direcionadas – para garantir apoio interno dentro de algumas siglas.


Celso Cervi

No sábado passado, entre 9h e 11h, correligionários do MDB se reuniram no plenário da Câmara de Lajeado para definir o Coordenador Regional. Sem surpresas, Celso Cervi (esquerda na foto) foi reeleito. Para muitos, é um dos mais astutos estrategistas do mundo político do Vale do Taquari, e tem o apoio irrestrito do Deputado Estadual, Edson Brum. E terá dois grandes desafios pela frente: tentar manter a sigla com o maior número de prefeituras, e tentar vencer o PP na principal cidade da região.


12 11 2019_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO ImprobidadeImprobidade em debate

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, José Francisco Seabra Mendes Júnior, participaram de Audiência Pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre Improbidade Administrativa para debater o Projeto de Lei 10887/18, que atualiza a legislação sobre o tema.

Dentre as propostas do MPRS, a manutenção da modalidade culposa da improbidade administrativa, visto que, no PL, está prevista apenas a dolosa. O MP propõe, também, que a sanção de perda da função pública em decorrência de condenação abranja a atual função. Por fim, sugere que a proposta não exija homologação judicial para os termos de Ajustamento de Conduta já homologados pelo Conselho Superior do Ministério Público.


 

Quilombolas

O governo de Lajeado assinou um Termo de Concessão para repassar ao grupo “Unidos de Lajeado Remanescentes dos Quilombolas” uma área de terrenos urbana, com a superfície de 4,5 mil m², localizada no Bairro Planalto, esquina com a Rua Oscar Pedro Scherer, no quarteirão formado pelas ruas Romeu Júlio Scherer e Oscar Pedro Scherer.

Notícias relacionadas
Polícia

Land Rover é furtada em Lajeado

Veículo estava estacionado em um estabelecimento comercial às margens da BR-386, no bairro Hidráulica

Lajeado

Pro_Move traça caminhos para uma cidade inteligente

A última reunião-almoço da Acil no ano foi marcada pela entrega do Ecossistema da Inovação de Lajeado. … Leia mais

Estrela

Sindicância arquiva processo sobre diárias de secretário de Estrela

Henrique Lagemann alega prejulgamento. Inquérito do Ministério Público segue em andamento