Versão Impressa

Jornal A Hora

Opinião

Fábio Alex Kuhn Fábio Alex Kuhn

Colunista sobre turismo.

Publicada em 16/11/2019

Quem conhece a única barragem do Rio Taquari?

WhatsApp Image 2019-11-14 at 4.45.17 PMFoi pelas bandas de 2014 que vi a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul pela primeira vez. Era Natal nas Águas. Show do César Menotti e Fabiano. O sertanejo nem era tão popular como hoje, mesmo assim tinha gente quase caindo no rio de tão lotado que estava.

Não sei quem teve a ideia do Natal nas Águas, mas parabenizo-o. Aproveita uma das estruturas mais imponentes da região, isso tudo em meio à beleza do rio que banha e nomeia o Vale do Taquari.

Nesse primeiro contato com a barragem, já me impressionei com o seu tamanho. É intrigante ver o que se fazia no passado com menos recursos que hoje.

A barragem tem 230 metros (informação no site da prefa de Bom Retiro do Sul). Só de câmara eclusa, são 120 metros de comprimento por 17 metros de largura e 16 de profundidade. Tudo construído entre as décadas de 50 a 70.

Com certa frequência retorno até o local pra jogar uma conversa fora ou só recarregar as energias. Também é um bom lugar pra dar uma volta com os amigos de quatro patas – o Jack, cachorro da minha namorada, adora.
Se tiver sorte, a pessoa consegue até registrar o sobe/desce dos navios na eclusa.

Quem nunca foi para a barragem, sugiro aproveitar o Natal nas Águas 2019, de 13 a 15 de dezembro. Tem até show nacional com a cantora Iza. Mas a atração principal, ao menos pra mim, sempre será a barragem.

WhatsApp Image 2019-11-14 at 4.45.17 PM(1)A Barragem de Bom Retiro está localizada na microrregião histórica do Vale do Taquari, no município de Bom Retiro do Sul. Fica próximo do centro da cidade, passando pela ERS-129.

É fácil de chegar? Sim, existe placas indicando o caminho e todos os moradores de Bom Retiro do Sul sabem onde fica. Atualmente, estão pavimentando o caminho que faltava até lá. Será tudo asfalto.

Tem infraestrutura? Há uma lancheria nas proximidades da barragem com venda de bebidas e comida. O local também tem amplo estacionamento.

Tem custo? Nenhum custo. Só no Natal das Águas, organizadores pedem doação de um quilo de alimento não perecível.

Notícias relacionadas
Lajeado

Quatro vereadores de Lajeado prometem abrir mão do 13º salário

Onze dos 15 parlamentares assinaram requerimento que será entregue à Contadoria, solicitando depósito do … Leia mais

tênis

Torneio de tênis reuniu os melhores no CTC

A competição CTC Finals ocorreu no fim de semana

Estado

Ferramenta possibilita a contratação de médicos nos municípios do RS

Cremers e Famurs lançam sistema para auxiliar na contratação de profissionais para os postos de saúde das … Leia mais