Lajeado

Ney Lazzari é eleito vice-presidente da Abruc

O reitor da Univates, Univates, Ney José Lazzari, foi escolhido vice-presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc). A eleição ocorreu na terça-feira, 12, durante a 34ª assembleia geral entidade, em Brasília. Lazzari integra a direção da Abruc desde 2011.…

Por

Ney Lazzari é eleito vice-presidente da Abruc
Lajeado
Pensar O Vale

O reitor da Univates, Univates, Ney José Lazzari, foi escolhido vice-presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc). A eleição ocorreu na terça-feira, 12, durante a 34ª assembleia geral entidade, em Brasília.

Lazzari integra a direção da Abruc desde 2011. Para o reitor, as associações comunitárias desenvolvem um papel essencial para a melhoria contínua das instituições de Ensino Superior. Segundo ele, a Abruc atua como uma interlocutora entre as universidades e as autoridades educacionais.

“O objetivo é de propor e melhorar a atual regulação, bem como melhorar ou criar alternativas de financiamentos para os estudantes”, aponta. Lembra que a Abruc reúne cerca de 70 universidades comunitárias.

De acordo com o reitor da Univates, o Brasil tem três modelos de universidades, as públicas federais e estaduais, as instituições privadas com fins lucrativos e as comunitárias, privadas sem fins lucrativos.

“Metade dos oito milhões de universitários do país está nas IES com fins lucrativos e a outra metade está nas públicas e comunitárias, com cerca de dois milhões de alunos em cada segmento”, ressalta. Segundo ele, a modalidade comunitária é predominante nos estados do RS e Santa Catarina, enquanto alcança uma pequena fração dos alunos no restante do país.

Universidades comunitárias

A diferenciação entre universidade privada e comunitária foi regulamentada em 2013. Antes da legislação, as instituições sem fins lucrativos não podiam concorrer a editais destinados apenas às universidades públicas. A lei permite ainda a destinação de recursos governamentais mediante convênios e termos de parcerias.

A legislação permite a adesão das comunitárias a um programa de que apoia a compra de materiais para a estrutura de pesquisa dos programas de pós-graduação.

A Lei das Comunitárias ainda resultou no Prosuc, programa que apoia discentes dos programas de pós-graduação por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares aos cursos de mestrado e doutorado.

bravo