“ O ciclismo é o meu dia a dia”

Notícia

“ O ciclismo é o meu dia a dia”

A bicicleta é quase um membro do corpo de Paulo Sehn, 34. Morador de Estrela, ele utiliza o meio de locomoção para ir ao trabalho. Durante o dia, leciona na rede municipal de Lajeado e à noite dá aula na…

Por

“ O ciclismo é o meu dia a dia”
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A bicicleta é quase um membro do corpo de Paulo Sehn, 34. Morador de Estrela, ele utiliza o meio de locomoção para ir ao trabalho. Durante o dia, leciona na rede municipal de Lajeado e à noite dá aula na Faculdade La Salle, em Estrela.
• Como surgiu e o que representa o ciclismo na sua vida?
Aprendi a andar bem novo, com bicicleta de rodinha. Aos 15, 16 anos, já pedalava distâncias maiores – 40/50km. Depois, em virtude de compromissos pessoais e particulares, me distanciei um pouco, mas ela sempre foi muito presente na minha vida. Agora, nos últimos anos, a redescobri, principalmente procurando saída da rotina. Estava muito parado, sedentário, e nessa de querer praticar alguma atividade, fui em busca novamente da bicicleta. No começo, comprei uma simples, só para me deslocar em distâncias menores e para ir ao trabalho a Lajeado. O ciclismo é o meu dia a dia, uso a bicicleta tanto para lazer como para transporte, faço em média de 30 quilômetros diários.
• O que acha que pode ser feito a fim de ajudar mais pessoas a despertar para o uso da bicicleta?
Pessoas que veem outras utilizando a bicicleta acabam usando também. Sou professor na La Salle e em duas escolas de Lajeado e já sofri preconceito por causa do uso da bicicleta. Fui questionado diversas vezes por que a utilizo ao invés do carro, é um problema que está enraizado na nossa cultura. Quanto mais pessoas estiverem utilizando a bicicleta, mais pessoas utilizarão. Outro fator que ajuda a despertar o interesse é a estrutura, se elas se sentirem seguras, vão procurar andar mais.
• Quais os benefícios da atividade?
Pesava 104kg, hoje estou com 74kg, não mudei a alimentação, continuo me alimentando igual a antes. Perdi 30kg andando somente de bicicletas. Claro que nestes três anos fiz em torno de 30 mil km. Enquanto muitos estão indo de carro ao trabalho e se estressando com o trânsito, eu passo assobiando. Na verdade fui ao trabalho me divertindo e conto as horas para voltar para casa pedalando. É um estresse que não passo.
• Como avalia a estrutura para o ciclismo na região?
Não existe. Lajeado antigamente tinha uma ciclofaixa que ligava as principais vias da cidade e não sei por qual motivo ela foi extinta. Não existe preocupação com os ciclistas nas vias, elas estão sendo feitas para receber carros e mais carros, estrutura em relação à via para receber bicicletas não há. A gente anda em vias menos movimentadas para não correr riscos de se acidentar, eles não estão preocupados conosco.

Ezequiel Neitzke: [email protected]

Acompanhe
nossas
redes sociais