A Ciranda  de Lajeado

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

A Ciranda de Lajeado

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Muitos elogios para a organização e estrutura disponibilizada, em Lajeado, para a realização e 49ª Ciranda Cultural de Prendas, que elegeu Gabriela Sarturi Rigão, do DTG Noel Guarany, de Santa Maria, 1ª Prenda do Rio Grande do Sul.
 

Juan Herrara com Cesar de Oliveira no ginásio de esportes da Univates onde foram realizadas as provas artísticas

Juan Herrara com Cesar de Oliveira no ginásio de esportes da Univates onde foram realizadas
as provas artísticas


– O responsável pela organização logística do evento foi Juan Herrera, pai da ex-1ª Prenda do RS Jéssica Herrera, que entregou a faixa. Ele foi auxiliado por um batalhão de gente da 24ª Região Tradicionalista e do CTG Tropilha Farrapa.
– O músico Cesar Oliveira, que será o patrono da Semana Farroupilha deste ano, esteve em Lajeado sábado, à noite, para cantar o Hino Rio-Grandense na solenidade de abertura da Ciranda. “Lajeado está de parabéns pela estrutura que ofereceu para a realização da Ciranda. O que mais me impressionou foi o Teatro da Univates. Que espaço maravilhoso”, elogiou ele.
– Na assessoria de imprensa da Ciranda trabalhou a arroio-meense Sandra Veroneze, que é jornalista, escritora e tem mais um monte de titulações.
 

Rito Schröder

A primeira, e única, loja maçônica do rito Schröder fundada no Vale do Taquari estaria completando 120 anos. A Loja Zur Treue und Redlichkeit (Para a Fidelidade e Honestide) foi fundada em 3 de abril de 1889, em Teutônia.
– No dia 14 de maio último, ocorreu reunião em Arroio do Meio, em que foi criado o Triângulo, que poderá ser transformado em loja, com o nome de União, Lealdade e Sinceridade, que vai adotar o rito alemão Schröder e tem como lema: “Ich segle bei jedem Wind” – “Velejo com qualquer vento”.
 

Nos trilhos

Alício de Assunção está preparando livro sobre o roteiro ferroviário

Alício de Assunção está preparando livro sobre o roteiro ferroviário


Jornalista, escritor e empreendedor de turismo, Alício de Assunção está realizando roteiro de exposição fotográfica “Nos trilhos do Rio Grande”. A mostra, que é itinerante, iniciou na Univates e percorrerá diversas cidades do estado. As fotos são o resultado da viagem de 800 quilômetros a bordo do trem turístico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, em dezembro do ano passado. A partir de quinta, as 40 imagens,  estarão expostas em Bagé, na galeria de arte Edmundo Rodrigues no Palacete Pedro Osório.
 

Intercâmbio

Roberto Kussler está estudando Direito na Alemanha

Roberto Kussler está estudando Direito na Alemanha


O aluno de Direito na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Roberto Christoph Kussler, filho de Regis e Roseli Kussler, está fazendo intercâmbio de um ano na Universität des Saarlandes, da cidade de Saarbrücken (Alemanha), que é vizinha de Forbach (França). Cerca de 20% dos alunos são estrangeiros. A universidade oferece 130 cursos.
“Meu objetivo em estudar na Alemanha é ampliar a minha visão sobre o mundo jurídico e ver maneiras diferentes de atuação profissional e acadêmica”, explicou Roberto.
 

Tutti Fratelli

A Societá Taliana Tutti Fratelli de Lajeado realizou sábado o Jantar Dançante em comemoração aos 27 anos de fundação. O casal presidente, Ari e Vera Bagatini, foi perfeito na recepção ao público que lotou a sede social da entidade.
 
A animação, por conta do Grupo Sulitália de Encantado, integrado pelo trio Juca Moresco (teclado), Ildo Paris (voz) e Mauri Horn (Gaita). O destaque ficou por conta do personagem Pepe, interpretado por Ildo Paris, que deu vida ao nono italiano.
– O grupo interpreta músicas de diversos gêneros com destaque ao italiano, gaúcho e sertanejo. Contato pelo fone (51) 99926-4177.
 

Cooperagri

Sexta-feira, dia 17, ocorreu a inauguração das novas instalações da fábrica de rações da Cooperativa São Jacó Ltda, de Teutônia. O presidente, Aloísio Mallmann, é ousado nos investimentos e muito firme nas decisões. A Cooperagri está crescendo acompanhando os associados.
 

Encontro de Família

O 1º Encontro Nacional da Família Rahmeier está marcado para 15 de setembro no Centro Cultural de Panambi/RS. A programação iniciará às 9h. Informações pelo Whatsapp (55) 9 9997 5979.
 

Literatura

Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) vai promover evento literário quinta-feira, com início às 19h30min, na Casa de Cultura de Lajeado. Será apresentado o 7º Concurso Literário  e o lançamento de três livros, dos escritores Wolfgang Collischonn, Rudimar Haunstein e Rosane Maria Cardoso.
 

Maratona da Comunicação

A Univates promove dia 31 de maio a Maratona da Comunicação. Será um dia inteiro de atividades no Prédio 11. O evento vai reunir alunos, professores, profissionais e demais interessados em conhecer as tendências do mercado de trabalho nos meios de comunicação. O coordenador dos cursos de Comunicação Social da Univates, Fábio Luis Kraemer, considera o evento muito importante para os alunos.
 

Emissoras universitárias

Também dia 31 ocorre na Univates o 18º Encontro da Rede das TVs e Rádios pertencentes Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).
 

Acompanhe
nossas
redes sociais