Cônsul italiano vai estar na Suinofest

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Cônsul italiano vai estar na Suinofest

Por

A 18ª Suinofest de Encantado vai ocorrer em dois finais de semana, nos dias 7 a 9 e 14 a 16 de junho. No Salão Gastronômico terá muita fartura com mais de 50 tipos de comida e 40 de bebidas. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-se), que tem como presidente Renata Galiotto e conta com o apoio da administração municipal do prefeito Adroaldo Conzatti. Para o presidente da Suinofest, Rafael Fontana, o evento é uma vitrine para mostrar a tradição de Encantado e o Vale do Taquari na produção de alimentos.

Rafael Fontana aposta no  potencial turístico da Suinofest

Rafael Fontana aposta no
potencial turístico da Suinofest


O cônsul italiano em Porto Alegre, Roberto Bortot, confirmou presença na Suinofest. Ele vai participar do 8° Encontro da Língua e Cultura Italiana do Vale do Taquari no dia 8 de junho. A realização é da Associação Beneficente e de Assistência Educacional do RS (Acirs), com apoio da Associação Ítalo-Brasileira de Encantado (Assibre), Aci-E, câmara de vereadores e Executivo de Encantado.
 

Mel

A colheita do mel da florada de outono está praticamente concluída no estado. A Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs) estima uma quebra na safra de até 60%. O presidente  Anselmo Kuhn culpa as condições climáticas e atribui casos de morte e enfraquecimento das colmeias à aplicação de agrotóxicos nas lavouras. A perda não está apenas na produção de mel, também tem influência na redução da polinização de plantas. O prejuízo é grande.
 

Dia da Adoção

O Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado (Gaal) realizou sábado, 25, Dia Nacional da Adoção, almoço comemorativo. Participaram do encontro pais e filhos adotivos.

Participam do Gaal os casais que adotaram e aqueles que estão na fila de espera por um filho

Participam do Gaal os casais que adotaram e aqueles que estão na fila de espera por um filho


A presidente do Gaal, Naide Heemann, aproveitou o evento para apresentar o vídeo institucional do Grupo, que será disponibilizado nas redes sociais.

Mais três livros

Durante o evento de apresentação do 7º Concurso Literário da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) com apoio da administração de Lajeado, ocorreu o lançamento dos livros de três escritores: Wolfgang Collischonn, Rudimar Haunstein e Rosane Cardoso. Três obras de muito valor literário, em especial o livro da Rosane Cardoso, que tem o selo da Pontes Editores de São Paulo.

Haunstein, Collischon e Rosane Cardoso

Haunstein, Collischon e Rosane Cardoso

Há 25 anos

O Laboratório de Microbiologia da Univates foi inaugurado em 27 de maio de 1994, há 25 anos. A presidente da Fates era Marisa Jaeger; e o presidente do Codevat, Ney Lazzari.
Atualmente é um dos mais importantes laboratórios da universidade. Presta relevante serviço para o setor de produção de alimentos do Vale do Taquari e de outras regiões do Estado.

Prendas da 24ªRT

A Coordenadoria Regional da 24ª Região Tradicionalista abraçou a ideia das Prendas do Rio Grande do Sul na campanha Fios de Esperança. Foram arrecadados 503 livros e 150 lenços, que foram repassados à Liga de Combate ao Câncer de Lajeado.

Pacto

O lançamento oficial do projeto Pacto pela Paz será hoje, às 19h, no auditório do Sicredi Integração, na avenida Piraí, 97, bairro São Cristóvão. Estará presente o consultor Alberto Kopittke, diretor-executivo do Instituto Cidade Segura. O Pacto Pela Paz envolve diversas entidades, órgãos de segurança pública e fiscalizadores. O foco é mudar o atual quadro de violência. A iniciativa precisa contar com o apoio da comunidade.

Envelhecimento

Pesquisa do IBGE aponta tendência de envelhecimento dos brasileiros. A partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país. As cidades precisam se preparar para esta realidade desde agora.

Encontro de Família

O 3º Encontro Nacional da Família Assmann será dia 21 de setembro na Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, no município de Santa Cruz do Sul. Confirmação de presença até 30 de agosto com André Assmann pelo fone (51) 9 9898-8835.

Título

O vereador de Lajeado Mozart Lopes (PP) apresentou projeto na câmara para conceder o título de Cidadão Lajeadense para Ítalo Reali.

Pensar  Teutônia

O Grupo A Hora participou das comemorações do aniversário de 38 anos do município de Teutônia com a publicação da revista Pensar Teutônia (foto). Um trabalho editorial de primeira linha e excelente conteúdo. Cada assinante do jornal recebeu um exemplar da revista, causando muita repercussão em Teutônia e toda região.

Revista foi lançada nessa sexta

Revista foi lançada nessa sexta

Agenda 7

O conteúdo da Revista dos 50 anos da Univates foi produzido pelos jornalistas Emilio Rotta e Josiane Weschenfelder Rotta da Agência 7. A coordenação editorial é da Elise Bozetto. A tiragem é de dez mil exemplares e para quem gosta da versão oneline pode acessar: https://www.univates.br/media//50anos/revista_univates_50anos.pdf

Chapa 2

No dia 23 foi divulgado o resultado da eleição do Conselho Regional de Biologia 3ª Região – CRBio-03. A Chapa 2 foi a vencedora com 68,2% dos votos. Entre os eleitos está a bióloga de Lajeado Rosangela Salvatori. A posse será dia 11 de junho para mandato de quatro anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais