Tem gente atrás da máquina

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Tem gente atrás da máquina

Por

Diz a lenda que na década de 80 a empresa Azaléia de Parobé, presidida na época pelo Sr. Nestor de Paula, tinha uma grande faixa escrita logo no acesso as catracas dos funcionários: “tem gente atrás da máquina”. Lenda, pois não tive oportunidade de ver essa faixa, mas conheci a empresa, suas crenças e seu modelo de trabalho. Acompanhei o seu desenvolvimento, suas crises, suas mudanças e sua evolução.
Digo sempre e com muita convicção: Líderes devem gostar de gente! Precisamos entender que as nossas organizações são compostas por diversos recursos, e com certeza o mais importante destes são os Recursos Humanos, são estes os ativos que nos levam a conquistar o sucesso pessoal e empresarial.
Gosto da frase da atribuída a Edgar Schein “Nada é tão desigual do que o tratamento igual para pessoas desiguais”. Sempre me utilizo dela para questionar as relações dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Como trato as pessoas que convivem comigo diariamente? Eu não acredito em paternalismo por parte das organizações, existem benefícios que os colaboradores devem ter condições de conquistar. Acredito em remuneração variável, por competência; por resultados ou metas atingidas. Acredito em benefícios flexíveis, entendo que todos somos diferentes, temos vidas e necessidades diferentes, mesmo com cargos igualitários.
Acredito que as pessoas têm ritmos distintos, nem todos funcionam em horário comercial. Acredito que existem pessoas capazes de manter o foco e outras com uma dispersão natural da sua atenção, alguns até chamados de criativos.
A complexidade da natureza humana é desafiadora, tentar entender suas características, seus comportamentos e motivações deve ser uma ambição constante daqueles que querem aperfeiçoar a sua habilidade de liderar, encontrar a pessoa certa para atividade certa também é responsabilidade daqueles que anseiam ocupar tais posições.
Uma das principais habilidades que identifico em líderes talentosos é a capacidade de reconhecer as pessoas, que vai além do reconhecimento financeiro. O gestor precisa saber empregar o reconhecimento comportamental, utilizando elogios, estímulos e ações positivas, precisa saber comemorar as conquistas, mesmo as pequenas, fortalecendo o sentimento de equipe e possivelmente assim sendo chamado de Líder.
Nunca afirmei que ser reconhecido como líder seria uma tarefa fácil, costumo dizer que é gratificante, mas devo lembrar que ela exige um grande esforço por parte daqueles que anseiam por tal conquista.
Encerro esta reflexão com um “upgrade” no título: Tem gente por todos os lados, inclusive atrás da máquina.

Acompanhe
nossas
redes sociais