“Memórias de  um Urso-Polar”

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

“Memórias de um Urso-Polar”

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A escritora japonesa Yoko Tawada, que nasceu em Tóquio e mudou-se para Hamburgo (Alemanha), escreveu vários livros em japonês e alemão — romances, poemas, peças teatrais e ensaios. O romance “Memórias de Um Urso-Polar” foi traduzido do alemão para o português por Lúcia Collischonn de Abreu, neta do pesquisador e escritor lajeadense Wolfgang Collischonn.
 
A tradução da obra fez parte do mestrado dela sobre um tema que estuda “exofonia”, que consiste no estudo de textos escritos por pessoas que não escrevem em sua língua materna. Lúcia agora está fazendo doutorado na universidade de Warwick, na Inglaterra, com bolsa inglesa.
– O livro tem lançamento previsto no Brasil para outubro.
 

Muçum em livro

A história dos 60 anos do município de Mucum está contada no livro com 300 páginas. O resgate tem a autoria do pesquisador e escritor Airto Gomes, de Encantado, ocupante da Cadeira nº 23 da Academia Literária do Vale do Taquari. O conteúdo é formado por textos, fotos, documentos e relatos de quem viveu  e faz parte da história do município. O lançamento ocorreu no dia 27 de maio, em sessão solene da câmara de vereadores.
 

Comunicadores

A Diocese de Santa Cruz do Sul, através da Pastoral da Comunicação, reuniu no dia 30 de maio, somente os profissionais de comunicação do Vale do Rio Pardo para comemorar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A outra metade da Diocese, o Vale do Taquari ficou de fora.
– O bispo dom Aloísio Dilli fez a acolhida aos participantes, destacando que, “numa época em que as pessoas tendem a se fechar sobre si e se esconder atrás das redes sociais, precisamos resgatar Ortega y Gasset, para quem eu sou eu e minhas circunstâncias”.
 

Noite do Engenho

O Rotary Club de Lajeado-Engenho vai promover a 24ª Noite do Engenho, um dos eventos sociais benemerentes mais badalados em Lajeado.  O local será a sede social do CTC. Conforme o presidente Jair Delazeri, uma das entidades beneficiadas será a Fundef. Uma das atrações da noite será a entrega do Prêmio Excelência Profissional, que este ano será conferido para o presidente da Fundef, o médico Alain Viegas Detobel. Merecido reconhecimento.
 

Os Kunz

Faleceu no dia 3 de maio Lorena Kunz aos 88 anos de idade. Ela era esposa do Klaus Kunz, já falecido. O casal foi a terceira geração da empresa Kunz Mármores e Granitos, que iniciou suas atividades em 1900 com o nome de Cantaria Kunz, fundada por Adolf Kunz . Na segunda geração a administração ficou com Arthur Urbano Kunz. É uma das mais antigas empresas de Lajeado em atividade, sendo atualmente gerida por Paulo e Clarice Kunz, a quarta geração da família.
 
Gostei muito…
Da proposta de instalar a unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar no prédio do Colégio Estadual Manuel Bandeira do Bairro Florestal. Também conhecido como Colégio Militar, vai ser uma importante conquista para Lajeado e o Vale do Taquari. Terão prioridade os filhos do efetivo da Brigada Militar e as vagas serão complementadas através de seleção entre outros alunos interessados.
 
Gostei…
Do texto de estreia do novo articulista do jornal A Hora, Gabriel Carneiro Costa. Ele é escritor e palestrante. Excelente conteúdo.
 
É ruim…
O transporte coletivo de Lajeado. Não atende as necessidades dos usuários. Os problemas se acumulam e a solução não aparece. O projeto para reformular o serviço circula no Poder Legislativo. Não dá mais para empurrar feito um carro velho.

Acompanhe
nossas
redes sociais