A nona Construmóbil

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

A nona Construmóbil

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O lançamento da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração – a 9ª Construmóbil – ocorreu dia 12, com o tema Construindo Soluções. Em 2017, a metragem quadrada protocolada na administração de Lajeado foi de 190,3 mil m2 e, em 2018, 256,9 mil m2, um acréscimo de cerca de 35%. Isto mostra a força da construção civil. Conforme a presidente da feira, Kátia Eckert, esta edição será realizada em dois fins de semana, 25 a 29 de setembro, e de 3 a 6 de outubro. Além da exposição de soluções em produtos e serviços, terá a Mostra Arquitetura & Design.  A Construmóbil é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e governo de Lajeado.
 

Estúdio A Hora

Os jornais cinquentenários, O Alto Uruguay, de Frederico Westphalen, e O Celeiro, de Santo Augusto, ambos da região Noroeste do estado, visitaram a sede do Grupo A Hora, na quinta-feira, dia 13. A diretora Patrícia Cerutti, do Alto Uruguay, e Renato Marodin, de O Celeiro, acompanhados de suas equipes, conheceram o Estúdio A Hora – Conteúdo para Marcas.
O grupo visitante interagiu com os profissionais do Estúdio, conheceu os processos de produção e estrutura física e de pessoal. A intenção dos dois jornais é criar um modelo semelhante. São dois jornais veteranos buscando inspiração em um veículo jovem.
 

Novo Ensino Médio

Na região da 3ª CRE, há 10 escolas que pertencem ao projeto piloto e estão iniciando o processo de discussão e planejamento do Novo Ensino Médio.
Estados iniciam construção
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), alinhado ao MEC, promoveu o 1º Encontro de Formação do Grupo de Trabalho do Ensino Médio e Educação Profissional Técnica, para orientar a elaboração os currículos do Novo Ensino Médio e do planejamento de sua implementação nas redes de ensino dos estados. O Encontro ocorreu de 10 a 12 de junho na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Entre os representantes do Rio Grande do Sul, esteve a estrelense e integrante do Conselho Estadual de Educação, Ana Rita Berti Bagestan. “Com o Novo Ensino Médio, os alunos poderão fazer suas escolhas de acordo com seus interesses e Projeto de Vida”, explicou Rita.
 

Terceira idade

Lajeado é o 6º município com população de até 100 mil habitantes para envelhecer por oferecer opções de lazer e interação social, tendo elevado número de acesso a internet. No dia 12, o município sediou o 2º Encontro Regional de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Idosos. O evento foi realizado pelo grupo ‘Dançando se vive”, com o apoio da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, tendo na coordenação a professora Vânia Purper Worm.
– Lajeado mantém o Projeto Conviver que atende grupos de idosos em diversos bairros da cidade com atividades artísticas, de saúde e bem estar.
– A propósito – A administração municipal já deu o primeiro passo para atender pessoas de terceira idade em vulnerabilidade social com a aquisição de vagas em clínicas geriátricas privadas. O próximo passo deverá ser a criação de uma hospedagem pública (creche) para idosos.
 

Aplausos

Para a Fórum da Comarca de Lajeado pela entrega dos seis certificados de facilitadoras judiciais. Conforme o juiz diretor do Foro, Luís Antônio de Abreu Johnson, esta é a primeira equipe certificada em nível nacional. A Justiça Restaurativa deverá dar importante contribuição ao projeto Pacto Lajeado Pela Paz.
 

Posse

A nova diretoria do Conselho Regional de Biologia (CRBio-03) tomou posse dia 11 em sua sede em Porto Alegre. Na foto estão os biólogos que integram a gestão 2019/2023. Da direita para a esquerda: Inga Mendes, vice-presidente; Odimar Costa, secretário; Rosângela Salvatori de Lajeado, tesoureira; Clarice Luz, presidente; e João Medeiros, delegado do Estado de Santa Catarina.
 

 É pela paz

O Projeto Pacto Lajeado pela Paz foi lançado dia 10, com o detalhamento pelo consultor Alberto Kopittke, diretor executivo do Instituto Cidade Segura, ONG que atua na área da segurança pública, contratado pela Prefeitura  para ajudar na condução do programa. “A intenção é promover uma cultura de paz no município”, disse o prefeito Marcelo Caumo.  Entre as ações, consta a criação da Guarda Municipal. Para a cultura pela paz acontecer, será necessário o envolvimento da comunidade.
 

O chafariz

O chafariz (aerador de água) instalado no lago do Parque dos Dick, no centro de Lajeado, enriqueceu o cenário para quem está a passeio ou em roda de chimarrão. Também para os que apreciam fotografias, o jato de água rende belas imagens.
 

Imigração alemã

A aluna de doutorado em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Juliana Franz, natural de São Bento/Lajeado, e atualmente trabalhando como professora concursada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  realizou pesquisa e entrevistas no Vale do Taquari, para a tese de final de curso. O tema é a imigração alemã. Em Arroio do Meio, ela conversou com o professor e pesquisador Roque Danilo Bersch, em Lajeado entrevistou Lucildo Ahlert; em Santa Clara do Sul, buscou informações com Angelo Braun; e, em Forquetinha, visitou Waldemar Richter.  A intenção dela é transformar a tese de doutorado em livro.
 

Posse no Lions

Os quatro clubes de Lions de Lajeado, Estrela e Teutônia programaram a posse conjunta das novas diretorias para o dia 24 de junho no Estrela Palace Hotel. No Lions Club de Teutônia, a presidente Susane da Costa Pacheco vai passar o cargo para Fabiano Eckel; em Estrela, Wainer Magda Daniel Sampaio entrega a presidência para Ilaine Hunecke; no Lions Clube Lajeado, sai Edson Alexandre Schneider e entra Lucio Flavio Adriano; e no Lions Clube Lajeado Florestal,  Adilson Johann vai passar o cargo para Ilvo Edgar Poersch.

Acompanhe
nossas
redes sociais