O casamento do respeito com o lucro

Opinião

Raquel Winter

Raquel Winter

Professora e consultora executiva

O casamento do respeito com o lucro

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O que vou trazer hoje não é nenhum conceito sofisticado de gestão, mas realmente quero aproveitar a oportunidade para resgatar “o feijão com arroz” que está fazendo falta em muitas empresas e que, na minha opinião, fazem muita diferença no fechamento do DRE (Demonstrativo dos Resultados do Exercício).
Vou falar hoje da necessidade de resgatar o respeito e a educação nas relações comerciais, profissionais e pessoais nos ambientes corporativos. Sim, simples assim. É muito importante que as lideranças compreendam e disseminem aos seus times uma verdade incontestável: estamos sempre gerando lucro ou prejuízo aos nossos negócios, independente do cargo que ocupamos. Esse lucro ou prejuízo será de ordem financeira ou institucional e ambos são afetados por grandes estratégias e, também, por atos simples cometidos no dia a dia por uma equipe agindo mal em diversos contextos. Compreenda que nossas marcas interagem com diversos públicos e a atenção dada a estes, que ora atuam como clientes, ora como fornecedores ou mesmo colaboradores, deve ser igualmente pautada na excelência das relações. Sendo assim, treine seu time para que valorize todas as relações existentes. Vamos exemplificar para esclarecer o que desejo transmitir.
Treine seu time para que, por exemplo, atenda seus fornecedores com respeito e preservando a dignidade destes profissionais.
Deixá-los tomando chá de banco na sala de espera, recebê-los com ar de quem esta concedendo um favor ou mesmo desmarcando a hora de atendimento como se a sua agenda fosse mais preciosa do que a agenda deles não é digno de uma empresa que deseja ser respeitada e consumida.  Compreenda que o seus colaboradores devem, entre si, praticar as palavrinhas mágicas como bom dia, obrigado, por favor, com licença e desculpa. Por mais intimidade que tenhamos em nosso ambiente de trabalho, é necessário que a educação e o respeito prevaleçam. Ser descontraído, atarefado ou bem sucedido não concede alforria aos bons modos. Ambiente saudável é ambiente onde o respeito e a educação prevalecem,  mesmo quando houver turbulência, pressa ou mesmo excesso de trabalho. Não dá pra negar: toda competência profissional se esvai pelo ralo se houver desrespeito, ironia ou falta de consideração com alguém.
Enfim, desenvolva a consciência organizacional para que toda experiência que os diversos públicos vivenciarem com a sua empresa gere lucro e não prejuízo financeiro e institucional.

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