Programa visa impulsionar ecossistemas de inovação

Inova.RS

Programa visa impulsionar ecossistemas de inovação

Governo gaúcho incentiva união entre regiões em prol do desenvolvimento tecnológico

Por

Programa visa impulsionar ecossistemas de inovação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo gaúcho apresentou ontem o programa Inova.RS. Com a intenção de incluir o Estado no mapa global da inovação, a iniciativa visa construir parcerias estratégicas entre a sociedade organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental, nos mesmos moldes do Pro_Move Lajeado.
 
O programa prevê oito ecossistemas de inovação que unem regiões como os Vales do Taquari e Rio Pardo. A intenção é tornar o RS em um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos alicerçados na tecnologia e no conhecimento.
 
Serão criados comitês estratégico e técnico para cada ecossistema de inovação, com bolsistas remunerados pelo Estado para fazer o mapeamento regional e diagnosticar a vocação e a realidade de cada núcleo.
 
Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb acredita que a iniciativa conecta o Estado com as mudanças globais. “Se no passado medíamos riqueza em barris de petróleo, hoje medimos em tecnologia.”
 
De acordo com o governador Eduardo Leite, hoje o desenvolvimento está diretamente conectado à inovação, e o programa visa conectar o RS com as mudanças da economia. “Não queremos que o governo seja protagonista e, sim, que possamos ajudar a alavancar as iniciativas locais.”
 
Representando as universidades gaúchas, a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, a academia tem um papel fundamental para o modelo do programa, voltado para reposicionar as cidades e regiões com foco na inovação.
“A intenção e garantir que os resultados do conhecimento científico e tecnológico gerados pelas universidades sejam difundidos na sociedade resultando em benefícios para as comunidades”, afirma. Segundo ela, movimentos como esse se baseiam na construção coletiva, potencializando qualidades e aprimorando competências.
 

União dos Vales

Os reitores das Univates, Ney Lazzari, e da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, aproveitaram o momento para enaltecer a união dos Vales do Taquari e Rio Pardo, conforme previsto no Inova.RS. Conforme Carmen, a iniciativa visa unir forças das universidades, do governo, entidades e empresas para criar um uma quádrupla hélice unificada.
 
“Tanto a Univates quanto a Unisc estão buscando essas parcerias por meio de seus ambientes de inovação”, destaca. Para Lazzari, é fundamental que o governo gaúcho tome a proposta como mote para o desenvolvimento.
 
“Assim como as demais regiões do programa, os vales do Taquari e Rio Pardo receberão, inclusive, apoio financeiro para contratar pessoas qualificadas, com mestrado e doutorado, para viabilizar toda essa questão de inovação”, ressalta.
 
De acordo com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o município é um dos atores nesse grande mecanismo estadual, e aproveitará a oportunidade para aprender com outras propostas e contribuir para alavancar outras regiões. “É um projeto que transcende as barreiras regionais para desenvolver o estado como um todo.”
 
06_AHORA
 

THIAGO MAURIQUE – [email protected]

Acompanhe
nossas
redes sociais