Lições da 38ª Expoagas

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Lições da 38ª Expoagas

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Fiquei três dias em uma verdadeira imersão no universo supermercadista durante a Expoagas 2019. Pude perceber, in loco, as principais tendências e apostas da indústria para superar o momento que continua delicado na economia.
Ao conversar com expositores, varejistas e representantes do setor, a palavra mais repetida foi esperança. Há, como em outros momentos, uma crença muito grande de que as reformas serão o grande ponto de virada de uma crise que se estende além do previsto pelos especialistas do mercado.
É preciso mais do que apenas acreditar em uma virada no cenário macroeconômico. As empresas precisam fazer por si, com estratégia e inteligência. De nada adianta lançar produtos aleatoriamente.
Uma empresa que soube explorar esse conceito foi a Fruki, com os sucos Com/Tem, em 2017, e a Bellavista, em 2018, recebedo grande destaque. Neste ano, a empresa centrou forças na cerveja, pensando na consolidação da marca.
Aliás, uma das principais tendências é usar marcas consagradas e que trazem um sentimento de nostalgia em novas propostas e roupagens. A Florestal/Boavistense apostou nesse conceito ao apresentar chocolates em barra com pedaços das Balinhas do Coração e Brazilian Coffe. Foi certeira.
Em meio a mais de 300 expositores, as 18 empresas da região se mostraram aguerridas e deram sinais de que estão prontas para o que vier pela frente. Fazer o dever de casa é mais importante do que esperar por melhores cenários.

Lei de Proteção de Dados

Padlock Lock Binary Code Graphics Concept

(SEM LEGENDA)


A CDL Lajeado, em parceria com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Ativales) e Retta Informática, promove no dia 3 de setembro uma palestra sobre os impactos da Lei de Proteção de Dados.
A atividade ocorre a partir das 8h30min no auditório do Tecnovates, no prédio 20 da Univates. A Lei regulamenta o uso dos dados de clientes e usuários por parte de empresas públicas e privadas, uma das principais discussões diante de um mundo cada vez mais virtual.
Diretor de Cyber Segurança da Deloitte, Leonardo Moraes falará sobre o tema. Ingressos estão disponível por meio de uma doação de um litro de leite ou ao valor de R$ 5. O alimento e o dinheiro arrecadados serão doados para o Programa Mesa Brasil do Sesc. As inscrições devem ser feitas na CDL Lajeado, pelo telefone 3710-1299, e-mail [email protected] ou pelo site https://www.retta.com.br/eventos.
Negocios em Pauta_03fff

União entre  os vales

Carmen e Ney
O lançamento do Inova.RS marca uma nova fase do desenvolvimento tecnológico do Estado. A intenção é incentivar um ambiente de inovação nos mesmos moldes do Pro_Move Lajeado, de forma a tornar o RS em referência mundial da nova economia.
O governo separou o mapa gaúcho em oito regiões. Uma delas une o Vale do Taquari e o Vale do Rio Pardo. Os vales são vizinhos e possuem características semelhantes, mas se distanciaram ao longo do tempo.
Recentemente, ouvi de um empresário de Venâncio Aires que existe uma barreira imaginária na cidade, dividindo metaforicamente as duas regiões e reduzindo o trânsito de investimentos entre elas. Não raro, empresários de Santa Cruz do Sul e Lajeado, escolhem municípios de regiões mais distantes para ampliar seus negócios.
Por muitos anos, as duas instituições de ensino superior, Unisc e Univates, eram percebidas como concorrentes em uma disputa por alunos. A lógica pode parecer correta em um ambiente de competitividade e com pouco espaço de crescimento para além do ensino, mas é pequena diante dos potenciais de uma universidade, em especial quando falamos de pesquisa e extensão.
Tanto a Univates quanto a Unisc possuem Parques Tecnológicos e já acordaram para a necessidade de trabalhar com a lógica da nova economia. A colaboração entre as duas, de forma a criar um ecossistema único de desenvolvimento, tem mais chance de se tornar realidade.O primeiro passo está dado. No lançamento do programa, em Porto Alegre o reitor da Univates, Ney Lazzari, e da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, celebraram juntos a iniciativa, e a foto que ilustra esse tópico foi classificada por ambos como histórica. Que seja o início de uma trajetória longa, de prosperidade para ambas as instituições, e que sele de vez a união entre os vales.
Boa Leitura!

Acompanhe
nossas
redes sociais