TREM DOS VALES: APROVADO

Você

TREM DOS VALES: APROVADO

Trecho férreo entre Guaporé e Muçum começa a ganhar fama de “mais belo do Brasil”. Nesse fim de semana, túneis, viadutos e belezas naturais encantaram os 2,5 mil participantes dos primeiros quatro passeios

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Andreia Lara, 44, guardava na memória uma frustração de infância. Com quatro anos, estava com passagens do trem na mão, mas a viagem foi cancelada de última hora. “Conhecer a ferrovia sempre foi meu sonho”, confidencia.
A realização do projeto Trem dos Vales possibilitou que a moradora de Guaporé realizasse o desejo de infância quatro décadas depois. Para garantir o ingresso, Andreia ficou acordada até meia-noite no primeiro dia de vendas de ingresso. “Devo ter sido uma das primeiras a comprar”, comenta com felicidade.
Ao ver as belezas naturais na Ferrovia do Trigo, Andreia destaca: os anos de espera valeram a pena. “Fizemos fotos maravilhosas. São imagens que vão ficar para sempre na minha cabeça”, conta ao lado do pai e do marido.
Andreia foi uma das cerca de 2,5 mil pessoas que prestigiaram os primeiros passeios da Maria Fumaça nesse fim de semana. A atração turística fez as estações férreas de Guaporé e Muçum lotarem, após décadas em desuso, e se torna uma possibilidade de movimentar novamente a bela Ferrovia do Trigo
Do público presente nos quatro passeio, 60% era de fora do Vale do Taquari, estimam os organizadores. Rubem Gernhardt, por exemplo, veio de São Leopoldo para conhecer os viadutos e túneis a bordo da locomotiva modelo G12, da General Motors (GM).
O que mais lhe encantou foi o V-13 (maior viaduto da América com 143 metros de altura) e o Mula Preta. “Fico imaginando como fizeram tamanha obras de engenharia em décadas passadas. É sensacional essas estruturas”, comenta.
Para o próximo fim de semana, mais 2,5 mil pessoas devem participar das últimas quatro viagens turísticas. O percurso de 46 quilômetros é feito em 2 horas e 30 minutos. Além de Guaporé e Muçum, também passa por Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa.
As saídas de Guaporé estão previstas para às 9h. Já de Muçum, o trem partirá às 14h. Os 13 vagões já estão lotados e ingressos esgotados.  2SUZCP~N

Paulista no Vale do Taquari

William Roberto Gomes, 34, se define como um mochileiro apaixonado por trens e ferrovias. A paixão faz com que o morador da capital paulista pesquise por ferrovias no Brasil e América do Sul com a mochila nas costas.
A passagem do trem fez Gomes explorar a Ferrovia do Trigo de forma diferente, sentado no conforto dos vagões. “A beleza que tem esse lugar é incrível. Não dá para acreditar que o ser humano construiu tudo isso”, comenta. No futuro, ele pretende trazer a esposa e o filho para conhecer a região.menorrr

“É o passeio mais lindo do Brasil”

Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart destaca a admiração das pessoas com as belezas naturais. “Já achava isso e muitas pessoas disseram. Até o maquinista falou. É o passeio mais lindo do Brasil”, opina.
Mesmo com o tempo nublado de sábado, Arenhart afirma que o passeio encantou o público. Único imprevisto foi a pane de um trem de carga na ferrovia, situação que atrasou em uma hora a primeira viagem de sábado. “O pessoal entendeu. No mais, tudo deu certo. Hoje estamos com ressaca de felicidade”, comenta.
Arenhart já antecipa interesse da Amturvales em transformar o passeio periódico e ampliá-lo para Roca Sales, Colinas e Estrela em 2020. “Ainda são necessários trâmites burocráticos e reparos nos trilhos, mas pelo sucesso acreditamos que o passeio completo sairá no ano que vem”, comenta.menorr

Nova opção na economia

Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana reforçou o interesse de dar continuidade às viagens. Conforme ele, já foi possível ver os reflexos do projeto turístico na economia local e autoestima das comunidades participantes.
Moradora de Muçum, Maria Machado aproveitou a vinda do trem para apostar em um novo ramo: a venda de lembranças. Em 23 de fevereiro, ela abriu a empresa que fica no caminho do V-13. “As pessoas sempre gostam de levar uma lembrança do local onde foram”, cita.
Nos dias de passeio, ela expôs os produtos na estação ferroviária de Muçum. A procura superou as expectativas da moradora. Para ela, o trem deverá se tornar realidade no futuro. “O vale é lindo e o trem vai ajudar a divulgar essa beleza para todo o país”, acredita.

Um marco para o turismo de Muçum

O passeio de trem é a aposta turística no município de quase cinco mil habitantes. Muçum já investiu mais de R$ 70 mil na reforma da estação férrea e consolida a Rota dos Casarões no interior. Outras melhoria prevista é a iluminação artística na Ponte Brochado da Rocha até o viaduto de entrada da cidade.
“Temos vários exemplos de cidades que se desenvolveram através do turismo. Muçum também pode se acreditarmos em nosso potencial”, pontua o prefeito Lourival de Seixas. Para ele, as obras de arquitetura que fazem o município ser conhecido como Princesa das Pontes são o grande diferencial na atração dos visitantes.

FÁBIO KUHN – [email protected]

Acompanhe
nossas
redes sociais