Escolas municipais apresentam seus trabalhos para a comunidade

Você

Escolas municipais apresentam seus trabalhos para a comunidade

Educação na Praça chegou a sua quinta edição em 2019, mobilizando professores, alunos e pais das Emeis e Emefs do município

Por

Escolas municipais apresentam seus trabalhos para a comunidade

Pelo quinto ano consecutivo, escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental de Estrela se encontraram na Praça Menna Barreto para mostrar à comunidade o que é produzido pelos alunos ao longo do ano letivo.

As iniciativas escolares do projeto Educação na Praça, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), foram expostas na manhã deste sábado, 28. E os trabalhos, que abordaram assuntos variados, atraíram a atenção dos visitantes.

Sediada no bairro Cristo Rei, a Casa da Criança Estrelense apresentou uma proposta de ressignificação dos espaços. A ideia, segundo a diretora Claudia Roseli Ohlweiler, é de reutilizar materiais que são descartados para brincadeiras e trabalhos da escolar.

“É um trabalho que acaba modificando o ambiente deles. As crianças já criam desde cedo essa consciência e vêem uma caixa de leite não como um lixo, e sim um material que pode ser reaproveitado dentro da escola”, salienta, destacando também a participação das famílias no processo.

O projeto vem sendo desenvolvido há três anos na escola, conforme a coordenadora pedagógica Raquel Marques, quando foi realizada uma mostra no salão do estabelecimento. “Hoje já é automático. Os próprios familiares já estão dentro desse contexto, de pegar um toco, uma caixa e levar para a escola”, salienta.

Aluno da Casa da Criança, o pequeno Murilo, 3 anos, se divertia com alguns dos trabalhos levados para a praça. O pai, Leandro Goergen, 40, considera positiva a atividade. “É muito bom para o aprendizado deles”, ressalta.

O pequeno Murilo se divertiu no espaço da Casa da Criança Estrelense

O pequeno Murilo se divertiu no espaço da Casa da Criança Estrelense


 
 
 
 
 


Falando de energia

Entre muitos projetos levados pela Escola Municipal José Bonifácio para a mostra está o que trata sobre a energia, desenvolvido por alunos do quinto ano. O estudante Diony de Souza, 11, explicava como funciona cada um dos tipos de energias existentes, como a eólica.

“Montamos os grupos, fizemos a pesquisa e depois confeccionamos as maquetes”, comenta. A diretora Alessandra Muxfeldt ressalta que, há uma semana, a escola realizou a sua feira do conhecimento, selecionando trabalhos para a atividade municipal. “Desenvolvemos projetos muito interessantes. Os alunos gostam e se envolvem bastante”, afirma.

Na Escola São João, do bairro Oriental, o foco foi a música, através do projeto “Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende”. Materiais e instrumentos musicais foram construídos graças ao apoio das famílias.

“Temos uma comunidade escolar muito participativa. Nosso trabalho vem sendo desenvolvido ao longo do ano, conforme as necessidades da escola. E tudo é feito com material reciclado”, comenta a diretora Joice Helena Ludwig.


Mais de 3 mil alunos

Conforme o levantamento mais recente do governo, a rede municipal de Estrela possui 11 Emeis, com 1.570 crianças, sendo 391 no berçário, 511 no maternal e 668 na pré-escola. Além disso, há nove escolas de ensino fundamental, com 1.836 alunos, das quais cinco com Educação Infantil, quatro delas no interior. Há ainda a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 76 alunos. No total, rede municipal atende a 3.482 crianças, jovens e adultos.

MATEUS SOUZA – [email protected]

Acompanhe
nossas
redes sociais