Pro_Move & Ecossistema de Inovação

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Pro_Move & Ecossistema de Inovação

Por

O movimento Pro_Move Lajeado foi lançado em 28 de março de 2019. Surgiu pelo engajamento de pessoas que, preocupadas com a evolução da cidade, se uniram em uma quadrupla hélice: Universidade, Prefeitura, Empresários e Sociedade Civil Organizada. Já no início, identificou o seu objetivo: “Transformar Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o conhecimento dos seus cidadãos”.
Desde o mês de maio, uma equipe de pesquisadores da Fundação Certi (SC) vêm conduzindo junto a um grupo de pessoas da comunidade de Lajeado um estudo sobre o ecossistema de inovação da cidade.
O que é Ecossistema de Inovação? É uma analogia com o ecossistema biológico. A metáfora foi introduzida por James Moore em 1993, ao sugerir que as empresas deveriam ser consideradas como parte de um ecossistema de negócios, que envolve uma série de indústrias, e não mais como unidades de uma única indústria.
Uma das vantagens do mapeamento do ecossistema é identificar as áreas que temos vocação para inovar. Com a metodologia adotada, os pesquisadores identificaram as quatro áreas prioritárias de atuação: Alimentos, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologia de Automação.
Como uma das atividades do Pro_Move Lajeado, além do mapeamento, conseguimos desenvolver um roteiro de ações necessárias para aprimorarmos o nosso Ecossistema de Inovação, ações que vão requerer um grande envolvimento da comunidade lajeadense.
Algumas das ações identificadas pelos grupos de trabalho: Desenvolver uma educação empreendedora; Investir em startups; Capacitar e formação de profissionais; Aproximação da Universidade e as empresas; Envolver as lideranças do município; Desenvolver políticas públicas para fortalecer o ecossistema. Existem muitas outras que serão estudadas e articuladas na nossa comunidade.
É necessário muito engajamento da comunidade lajeadense, empenho de autoridades e lideranças locais para que possamos transformar Lajeado em uma cidade inteligente. Atingindo assim o objetivo do Pro_move Lajeado.
Atenção, o movimento já começou! Você vai ficar parado ou se engajar no Pro_Move?

Albano escreve sempre no primeiro fim de semana do mês. Fale com ele: [email protected]

Acompanhe
nossas
redes sociais