O poder da leitura

Editorial

O poder da leitura

Lajeado e outras cidades do Vale iniciam nesta semana as tradicionais Feiras do Livro. Em tempos dominados pela distração das novas tecnologias e da superficialidade dos conteúdos veiculados na internet, esses espaços ganham cada vez mais relevância como oportunidades únicas…

Lajeado e outras cidades do Vale iniciam nesta semana as tradicionais Feiras do Livro. Em tempos dominados pela distração das novas tecnologias e da superficialidade dos conteúdos veiculados na internet, esses espaços ganham cada vez mais relevância como oportunidades únicas de convivência num ambiente saudável e criativo.
Um dos ápices da programação desta edição da feira lajeadense será o lançamento coletivo de mais de 50 obras publicadas por autores da região entre 2018 e 2019. O ato ocorre nesta quinta-feira e demonstra a força da produção literária regional, que, a cada ano, revela novos talentos e consagra escritores históricos.
Ciente da importância do hábito para o desenvolvimento humano e social, o Grupo A Hora é parceiro de diversas iniciativas no campo da literatura regional e sempre teve o incentivo à leitura de qualidade como uma de suas principais bandeiras.
Não à toa, criou no ano passado, por exemplo, o projeto A Hora da Criança, que por meio das atividades denominadas “Leituraço”, estimula as novas gerações a se encantarem pela magia dos livros. Nos últimos anos, o grupo também lançou a marca Publicações A Hora, voltado para a editoração qualificada de obras e para viabilizar projetos literários.
Uma sociedade melhor pode ser desenvolvida por meio do estímulo à leitura. Infelizmente, pesquisas posicionam o Brasil muito atrás de outros países no ranking de consumo de livros. Em nações desenvolvidas, como a Inglaterra, por exemplo, o hábito faz parte da cultura local, onde as pessoas leem uma média de 50 publicações por ano.
A leitura traz benefícios gigantescos para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e criativo. Quem lê está em vantagem. Consegue se expressar melhor, escrever melhor, ter mais clareza de ideias e de raciocínio. Isso sem falar na capacidade de concentração. Impacta inclusive na saúde psíquica. Estudos dão conta de que se trata de um exercício completo para a mente. Pode inclusive reduzir a chance de doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

Acompanhe
nossas
redes sociais