Músicos constroem palco para o show

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Músicos constroem palco para o show

Por

Orq Jovem - palcoA Orquestra Jovem de Lajeado vai promover o 3º Jantar- Baile sábado, dia 12, na sede social da Sociedade Esportiva e Recreativa  São Cristóvão/Lajeado. Durante a noite, além do jantar, o público poderá curtir o concerto da orquestra e o baile, animado pela banda Nova Estação, de Venâncio Aires. Os cartões podem ser adquiridos pelo fone/whats (51) 984719995. O palco a ser utilizado no evento, por onde subirão os músicos, foi construído pelos integrantes da orquestra sob a coordenação do maestro Rodrigo Ruarez.
“O valor arrecadado ajudará manter a orquestra, formada por 24 componentes”,  esclarece Ruarez.


 

Três pontos …

• 1 – O projeto Vida + Vida sem álcool vai promover o 4º Seminário Técnico e Científico com o tema: diálogos necessários e urgentes. Será dia 16/10, com início das atividades às 18h, no auditório do prédio 7 da Univates. O palestrante convidado é João Paulo Backer Lotufo.
• 2 –A Amturvales vai promover dia 24/10, às 19h, no Teatro da Univates, o evento: “Turismo Vale para todos”. A palestrante será a jornalista Carol Barcelos. O convite é do presidente Leandro Arenhardt.
• 3 – A empresa Conpasul comemora neste ano 35 anos. Fundada em 01 de agosto de 1984, conta atualmente com 9 unidades de concreto, 3 de britagem, 4 de pavimentação asfáltica, 1 centro administrativo e uma equipe de 647 profissionais.


 

Abelhas

– Dia 19 de outubro ocorre no Parque do Imigrante o 9º Seminário Regional de Meliponicultura, promovido pela Associação dos Meliponicultores (Criadores de abelhas sem ferrão) do Vale do Taquari (Amevat), Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Lajeado.
– Começou dia 4 e vai até o dia 13, o 5º Festimel – Feira do Mel e do Doce em Balneário Pinhal, no Litoral Norte. Na programação tem o Seminário Estadual de Apicultura (Criadores de abelhas com ferrão).


Crônicas de Picadeiro

Na Casa de Cultura de Lajeado, iniciou ontem a exposição  “Crônicas de Picadeiro”, da artista plástica lajeadense Desirée Hinterkauf. A visitação vai até 31/10.


Patrono Osmar AgostiniA praça é da literatura

Começou ontem e vai até domingo a 14ª Feira do Livro de Lajeado. Mais de 30 mil livros e um mundo de atrações artísticas, culturais e literárias. Hoje, à noite, tem o lançamento de 52 livros de autores locais. Começará às 19h30min no palco da praça. É para mostrar a diversidade da produção literária do Vale do Taquari. O poeta Álvaro Santi fará a abertura e o encerramento com Juvenal Dal Castel. Dois autores conceituados na literatura gaúcha.
– O Patrono é o escritor, Osmar Agostini, e a Escritora Homenageada é Ana Cecília Togni. Por curiosidade, Agostini tem 82 anos, dois livros publicados, nove inéditos e está escrevendo mais um.


Ezequiel Perin 0519Padre novo

O diácono Ezequiel Ezidro Perin será ordenado padre em 15 de novembro, às 16h, pelo bispo dom Aloísio Dilli, em celebração a ser realizada no ginásio poliesportivo da cidade de Sério.  A Primeira Missa ele vai celebrar em 17/11, às 10h, na igreja matriz de Canudos do Vale.


O livro do Dr. Schinke

O livro do escritor e pesquisador Dr. Wermer Helmut Erich Schinke, “A Medicina no Vale do Taquari – Ensaio Autobiográfico”, tem sessão de lançamento em Estrela na próxima segunda-feira, dia 14, às 19h. O local será o auditório do Centro Clínico, ao lado do Hospital Estrela. A atração musical será do Quinteto de Cordas com músicos da OSPA.


Os 40 anos do Tropilha

O CTG Tropilha Farrapa, fundado em 12 de outubro de 1979, completa 40 anos. O aniversário será comemorado neste sábado com fandango. A animação será do Grupo Lida Bruta. O primeiro patrão foi Antônio de Castro Schaeffer. Atualmente a entidade é administrada pela patroa Clarice Batista Borges, que vem realizando excelente gestão.


CTGs pelo mundo

Para ter uma ideia do crescimento do tradicionalismo, em 1954, há 65 anos, quando o CTG Bento Gonçalves de Lajeado foi fundado, existiam no Estado em torno de 50 CTGs. Dados atuais da Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG) mostram que existem 2.575 CTGs e 4 mil piquetes, somando 6.575 entidades tradicionalistas, que contam com cerca de 1 milhão e 300 mil associados.


Encontro da família Horst

Durante o Encontro da Família Horst, domingo passado, em Westfália, ocorreu o lançamento do livro com a genealogia e relatos de integrantes da família Horst. A autoria é da professora e pesquisadora Silvane Horst Karling, com a participação de Lucildo Ahlert.

DEOLI GRÄFF – [email protected]

Acompanhe
nossas
redes sociais