Bispo de Arroio do Meio no Vaticano

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Bispo de Arroio do Meio no Vaticano

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Dom Canisio Klaus com papa Francisco 1019Dom Canísio Klaus, natural de Arroio do Meio, integra a comitiva dos 58 bispos do Brasil que estão no Vaticano participando do Sínodo para a Amazônia, que começou dia 6 e vai até 27, convocado pelo papa Francisco. O Brasil também tem na comitiva 19 mulheres, sendo 13 religiosas e 6 leigas. Dom Canísio é o bispo da Diocese de Sinop/MT. Ele lidera a comitiva de oito bispos do Mato Grosso que estão em Roma. Além da questão da Amazônia, estarão em debate outros temas como a ordenação sacerdotal de homens casados, ampliar a participação das mulheres , entre outros temas que visam dar mais abertura a Igreja Católica.
No domingo, dom Canísio participou da missa de canonização de Irmâ Dulce no Vaticano, celebrada pelo Papa Francisco.
“Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, é o tema do Sínodo.


Mais um livro

A redação do Grupo A Hora recebeu e-mail do escritor Aristolino Borges Lemos, de Nova Bréscia, informando que também publicou livro recentemente. Ele não consta na lista das 54 obras da Alivat . Uma prova de que o Vale do Taquari tem produção literária profícua. “Li no editorial deste Jornal A HORA do dia 09/10/19, o texto ‘O poder da
leitura’, o qual faz referência ao lançamento coletivo de mais de 50 obras publicadas por autores da região. Por esta ótima informação, decidi levar ao conhecimento desse notável jornal que, também, eu fiz o lançamento do livro de minha autoria “ DEUS, EU E VOCÊ “ editado pela Editora Fontenelli, de São Paulo/SP, no dia 14 de dezembro do ano passado, fato que ocorreu na Casa da Cultura Municipal de Nova Bréscia. Assim sendo, sou mais um escritor do Vale do Taquari incluído, modestamente, ao elevado número de escritores de nossa querida região”.


 

WhatsApp Image 2019-10-15 at 9.34.04 AMFeira de Lajeado vai dar o que ler

A 14ª Feira do Livro de Lajeado consolidou a Praça da Matriz como local do evento. A comissão organizadora, liderada por Betina Duraiski e Claudine Becker, merece reconhecimento e elogios. Fazer uma feira do porte como é a de Lajeado exige muita atenção, dedicação e sacrifício.
– Foram vendidos mais de quatro mil exemplares, que vão dar o que ler.
– Ao Patrono da Feira, Osmar Agostini e à Escritora Homenageada, Ana Cecília Togni, o reconhecimento e a gratidão da comunidade de Lajeado por suas contribuições ao enriquecimento da literatura e da cultural local e regional.
– A Alivat, como parceria da Feira, promoveu o evento de lançamento de 54 livros de autores locais. Têm mais obras não listadas, como a do Aristolino Lemos, de Nova Bréscia, publicadas por autores locais. São escritores de todas as idades como a mais jovem, Giovana Rigo, de 13 anos, e Werner Schinke, de 92, ambos de Estrela.
– A Feira foi uma realização do Sesc, secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Univates e Alivat. O patrocínio das cooperativas Sicredi e Unimed.


 

Leituraço

O músico e professor Ricardo Petter e sua Companhia do Aprendiz fizeram apresentação de músicas e a interação com as crianças no Leituraço do Grupo Ahora, sábado de manhã, na Feira do Livro de Lajeado.  O show contou com a participação das cantoras Emily Baglicieri e Milena Ewald, duas meninas muito talentosas. E foram muito aplaudidas.


Três pontos …

1 – Com o apoio do Conselho da Comunidade ao Apenado, o Senai iniciou ontem curso de assentamento de cerâmica no Presídio Estadual de Lajeado. A turma tem 16 alunos.
2 – O Rotary Club de Lajeado promove sexta-feira, às 20h, na sede da Societá Taliana Tutti Fratelli, o Show Ítalo Gaúcho, com o cantor Délcio Tavares. Convites pelo fone/whats 98019-8008.
3 – Os 12 Conselhos da Comunidade de Assistência ao Apenado da Regional de Santa Cruz do Sul têm reunião conjunta, em Lajeado, dia 8 de novembro, no Fórum.


 

Acampamento farroupilha

A Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (Amtg) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fizeram reunião de avaliação do 1º Acampamento Farroupilha, realizado durante a Semana Farroupilha no Parque dos Dick. Conforme o secretário Carlos Reckziegel, “os participantes consideraram o evento positivo e foram apontados alguns ajustes para o próximo evento no ano que vem”. Ele disse que “o desafio será crescer para fazer um evento com mais qualidade”.


Encontro da família Parisotto

O 23º Encontro da família Parisotto será realizado no próximo sábado e domingo em Bento Gonçalves. O local será o galpão do CTG Laço Velho.  Informações sobre a genealogia da família está no site www.parisotto.com.br . Inscrições para o encontro, pelo fone/whats (54) 991630790, com Graziela.

DEOLI GRÄFF – [email protected]

 

Acompanhe
nossas
redes sociais