Professor Edinho completou o Caminho de Compostela em 33 dias

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Professor Edinho completou o Caminho de Compostela em 33 dias

Por

Edson Diel Lopes, o professor Edinho, que trabalha como engenheiro da prefeitura de Marques de Souza, completou, em 28 de outubro, os 800 km do caminho de Santiago de Compostela, percorridos em 33 dias. Ele registrou todo o trajeto com postagens diárias no Facebook, sendo acompanhado por um grande número de amigos com mensagens de apoio e incentivo.
Edson Diel Lopes - caminho de Compostela 281019Por completar o caminho, como todos os peregrinos, ele recebeu dois documentos: a Compostela, comprovante da realização do caminho e um certificado que comprova a distância percorrida.
Edinho cita o ritual de subir as escadas da catedral como uma experiência inesquecível. “No campo cultural, vale ressaltar que a cidade histórica de Santiago de Compostela é uma das mais bem preservadas da Europa. A catedral, que protege a tumba do apóstolo Santiago, é toda monumental, com destaque para o Pórtico de la Gloria”. O retorno dele ao Brasil está previsto para hoje.
“A emoção, depois de tantos quilômetros e algumas dificuldades, é intensa e nada pode superar a entrada na Plaza del Obradoiro. Ser recebido pela sua mulher não tem preço. A emoção foi muito grande”, diz Edson Diel Lopes.


Presidente da Fepam na Acil

A Acil vai promover reunião-almoço em seu salão de eventos, dia 13, às 11h45min, com o tema “Um novo momento ambiental para o RS: Código Estadual do Meio Ambiente”. O assunto será abordado pela presidente da Fepam  Marjorie Kauffmann.  O evento é aberto a comunidade. Inscrições limitadas, somente pelo site:  www.acilajeado.org.br  . Outras informações pelo fone (51) 3011-6900.


CTC tem eleição

O presidente do Clube de Tiro e Caça, Luis Fernando Cardoso de Siqueira, está convocando os associados para a Assembleia Geral Ordinária no dia 11/11, com a primeira chamada para as 16h, quando inicia a eleição da diretoria e de 2/3 dos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal. A votação encerra às 20h, quando ocorre a assembleia para apreciação das contas e relatório de atividades da diretoria, com a apuração dos votos e posse dos eleitos. O local será o salão Panorâmico.


 

O livro do Giba

O jornalista Gilberto Jasper Jr., o Giba, natural de Arroio do Meio e radicado em Porto Alegre, vai lançar o primeiro livro, que tem por título: “O Tempo É o Senhor da Razão e Outras Crônicas”. É uma coletânea de textos publicados em diversos órgãos de imprensa, sobre família, amigos, imprensa, política e outros temas.  A sessão de autógrafos será dia 21, às 18h30min, no Chalé da Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ele confirmou que haverá um segundo evento de lançamento em Arroio do Meio, na Casa Museu, em data a ser confirmada.


Talian

O 23º Encontro dei Difusori del Talian ocorreu de 25 a 27/10, na cidade de Nova Erechim/SC. Nas palestras foram abordados temas sobre a história do Talian, imigração, patrimônio cultural e oratória. Estiveram presentes representações de entidades ligadas a preservação do idioma Talian de todo país.


Culturas populares

O Edital Culturas Populares 2019 – Edição Teixeirinha, do Ministério da Cultura, premiou com recursos financeiros diversas entidades do Rio Grande do Sul. Entre as contempladas consta a Associação dos Difusores do Talian de Serafina Corrêa, do presidente Edgar Maróstica e a Associação Cultural e do Bem Estar, de São Pedro da Serra.


Festival cooperativista

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS), do presidente Vergílio Perius, promove nos dias 22 e 23 de novembro, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, o 12º Festival o Rio Grande Canta o Cooperativismo. A Cooperativa Certaja, de Taquari, vai representar o Vale do Taquari entre os 20 finalistas. A música “De quem vive a cooperar” tem letra de José Maria Medeiros e melodia de Felipe Barreto. A interpretação será de Shana Müller.


Jovens poetas

O presidente do Rotary Club de Lajeado Engenho, Evanir Diehl, e o coordenador da comissão do projeto Os Jovens Poetas de Lajeado, Antônio Rodrigues de Oliveira, anunciam para amanhã, às 19h30min, no auditório do prédio 7 da Univates, o lançamento do 24º Livro dos Jovens Poetas. A obra conta com a participação de alunos de 35 escolas. Este projeto do Rotary Engenho merece efusivos aplausos pelo alcance cultural e social.


Nutrição para crianças

A nutricionista Samanta Munhoz vai ministrar um Curso de Alimentação para crianças após o primeiro ano de vida. É indicado para pais, avós e pessoas que cuidam de bebês. Será no próximo sábado, dia 9, com início às 9h30min. O local será o jardim da clínica Revitallis, no Alto do Parque, em Lajeado. Inscrições: pelo e-mail: [email protected] ou no site www.samantamunhoz.com.br


Feira do Livro de LajeadoAvaliação

A coordenadora da comissão organizadora da 14ª Feira do Livro de Lajeado, Betina Durayski, está convocando os integrantes para a reunião de avaliação. Será quinta-feira, às 9h, no Sesc Lajeado. A feira ocorreu de 9 a 13 de outubro, na Praça da Matriz.

Acompanhe
nossas
redes sociais