Quem conhece a única barragem do Rio Taquari?

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Quem conhece a única barragem do Rio Taquari?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

WhatsApp Image 2019-11-14 at 4.45.17 PMFoi pelas bandas de 2014 que vi a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul pela primeira vez. Era Natal nas Águas. Show do César Menotti e Fabiano. O sertanejo nem era tão popular como hoje, mesmo assim tinha gente quase caindo no rio de tão lotado que estava.
Não sei quem teve a ideia do Natal nas Águas, mas parabenizo-o. Aproveita uma das estruturas mais imponentes da região, isso tudo em meio à beleza do rio que banha e nomeia o Vale do Taquari.
Nesse primeiro contato com a barragem, já me impressionei com o seu tamanho. É intrigante ver o que se fazia no passado com menos recursos que hoje.
A barragem tem 230 metros (informação no site da prefa de Bom Retiro do Sul). Só de câmara eclusa, são 120 metros de comprimento por 17 metros de largura e 16 de profundidade. Tudo construído entre as décadas de 50 a 70.
Com certa frequência retorno até o local pra jogar uma conversa fora ou só recarregar as energias. Também é um bom lugar pra dar uma volta com os amigos de quatro patas – o Jack, cachorro da minha namorada, adora.
Se tiver sorte, a pessoa consegue até registrar o sobe/desce dos navios na eclusa.
Quem nunca foi para a barragem, sugiro aproveitar o Natal nas Águas 2019, de 13 a 15 de dezembro. Tem até show nacional com a cantora Iza. Mas a atração principal, ao menos pra mim, sempre será a barragem.
WhatsApp Image 2019-11-14 at 4.45.17 PM(1)A Barragem de Bom Retiro está localizada na microrregião histórica do Vale do Taquari, no município de Bom Retiro do Sul. Fica próximo do centro da cidade, passando pela ERS-129.
É fácil de chegar? Sim, existe placas indicando o caminho e todos os moradores de Bom Retiro do Sul sabem onde fica. Atualmente, estão pavimentando o caminho que faltava até lá. Será tudo asfalto.
Tem infraestrutura? Há uma lancheria nas proximidades da barragem com venda de bebidas e comida. O local também tem amplo estacionamento.
Tem custo? Nenhum custo. Só no Natal das Águas, organizadores pedem doação de um quilo de alimento não perecível.

Acompanhe
nossas
redes sociais