CCAL reviveu tradições germânicas na 1ª Frühlingsfest

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

CCAL reviveu tradições germânicas na 1ª Frühlingsfest

Por

DEOLI Fruhelingsfest - choppA 1ª Frühlingsfest, a Festa da Primavera, promovida pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL), com o apoio do governo municipal, sábado, 25, atraiu grande público para o Salão Troller no Parque Histórico. Um dos destaques foi o jantar com pratos típicos da culinária alemã, acompanhado de muito chopp. O presidente do CCAL, Marcos Mallmann, destacou que todo evento foi organizado e preparado por integrantes do Centro Cultural e os integrantes dos grupos de danças.
As atrações da Frühlingsfest foram as apresentações dos grupos de danças folclóricas. Esteve presente o grupo Vida Alegre, do município de Santa Helena/Paraná. A cidade tem 25 mil habitantes situada às margens do lago da Itaipu. Também se apresentaram o Blumenkrantz de São Jacó/Estrela, o grupo da Secel e ainda os grupos do CCAL adulto, juvenil e infantil. Após as apresentações, iniciou o baile animado pela banda Estrela de Ouro, de Santa Cruz do Sul.
“Na minha avaliação 1ª Frühlingsfest atendeu a todas as expectativas. O ponto alto foi a primeira apresentação do grupo de danças juvenil do CCAL com seu traje novo”, diz Marcos Mallmann.


Álvaro Santi em Lajeado

O músico e escritor Álvaro Santi autografa seu mais recente livro, “Nenhum amor igual ao meu e outros poemas” (Editora Patuá), no Sesc Lajeado, hoje a partir das 18h. A partir das 19h30min, iniciará um sarau de música e declamação de poesias.


Fundef em novo endereço

A Fundef, do presidente Alan Viegas Detobel, está sem atendimento esta semana. O motivo é a mudança de endereço. A partir de segunda-feira, dia 2, a instituição vai atender na Av. Benjamin Constant, 1210, Centro, Lajeado. No prédio onde funcionava a Lajetel, em frente ao Posto Faleiro, a três quadras do HBB.


DEOLI Curso criacao de abelhas com Sema 231119Amevat luta pelo cadastramento dos criadores de abelhas nativas

A Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (Amevat) realizou reunião, sábado, 23, em Roca Sales, na propriedade do criador de abelhas nativas Nelson Vuaden. Além dos associados, estiveram presentes João Sampaio, da Emater, Marili Vogel, representando a Secretaria da Agricultura do Estado, e Caroline Bosco, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O objetivo da presença deles foi discutir com a Amevat o cadastramento dos meliponários em todo Estado. “Mostramos para eles a preocupação dos criadores em agilizar o cadastramento para adequar a lei”, afirmou o presidente da Amevat, Nelson Angnes.
No mesmo dia, na parte da tarde, foi realizado o terceiro módulo do curso de meliponicultura, ministrado pelo engenheiro agrônomo e um dos maiores especialistas em abelhas do Estado, Paulo Conrad.


DEOLI Nova diretoria do Gaal 251119Gaal tem nova diretoria

Na reunião mensal do dia 25/11, o Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado (Gaal) realizou a eleição da nova diretoria, para o biênio 2020/2021.
A composição definida é: presidente Luciana Fernandes, vice Luciane Massaro, 1ª secretária Sônia Vettorazzi, 2ª secretária Susana Caliari, 1º tesoureiro José de Morais Antunes, 2ª tesoureira Janete Gambatto. Conselho Fiscal: Roseli Weier, Andreia Nichels e Naide Regina Heemann.
A posse será segunda-feira, 2 de dezembro, às 19h, durante o Encontro Festivo de fim de ano. O local será a sede social do Sincovat.


DEOLI Jeferson Queiroz e monge zen budista Dengaku 231119Jeferson Queiroz  é discípulo budista

O arquiteto Jeferson Queiroz recebeu os preceitos do Budismo Zen em evento realizado sábado, dia 23/11. A cerimônia de transmissão de preceitos, chamada “jukai”, ocorreu no espaço Tao Terapias, situado na Rua Tiradentes, no centro de Lajeado. O ato foi coordenado pelo monge zen budista Dengaku, sucessor da Monja Coen. Estiveram presentes monges, familiares, amigos e alunos dos grupos de meditação Arquitetura da Mente.
O zen budismo tem como base a prática da meditação e viver experiência plena voltada para si em benefício de todos os seres. Os preceitos praticados por Dengaku são originários do Japão, do século XIII: não matar, não roubar, não abusar da sexualidade, não mentir e não se intoxicar. O Zen também prega a necessidade de viver de forma ética, o que implica fazer o bem sem esperar medalhas ou reconhecimento.
Na cerimônia, Queiroz recebeu o nome do dharma: KyōShin, pelo qual passa a ser identificado no budismo. O significado de KyōShin é “aquele que aprende e ensina de coração e de mente”.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais