Casal Richter celebrou Bodas de Ouro na igreja construída por eles

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Casal Richter celebrou Bodas de Ouro na igreja construída por eles

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

DEOLI Bodas de ouro casal Richter 281119Waldemar e Olinda Richter, que contraíram núpcias em 08/11/1969, comemoraram 50 anos de matrimônio, sábado passado, dia 28/11. A cerimônia religiosa, reservada para familiares, teve como celebrante o padre Rafael Toiller, da Paróquia Santo Inácio de Lajeado. O curioso e inusitado foi o local da celebração, a igreja construída pelo casal Richter no pátio de casa, em Forquetinha. A igrejinha integra o conjunto de prédios históricos erguidos, no terreno residencial. Faz parte uma biblioteca, que tem no acervo livros e documentos históricos. O local é considerado um centro de pesquisas da colonização do Vale do Taquari. Também tem no pátio dos Richter um museu que abriga peças de utensílios domésticos, roupas e móveis.
Antes da cerimônia de bodas, o padre deu a bênção inaugural à igreja, que levou um ano e meio para ser construída com recursos próprios. “A igrejinha é um símbolo que representa a fé de nossa família. Herança trazida pelos imigrantes alemães e italianos. Quando se instalaram, uma das primeiras providências era a escola e a igreja”, justificou Richter. Ela também é uma forma de agradecimento a todas as conquistas que tivemos em nossa vida junto dos filhos, netos e amigos.
O casal Richter tem quatro filhos: Paulo César, José Paulo, Luís Carlos e Günter Heinz , acrescidos de noras e netos.
“Podemos nos considerar abençoados por Deus, pela família que constituímos e sempre com muita saúde. Estes 50 anos passaram rápidos. Nós sempre estivemos ocupados com trabalho e serviço comunitário. Somos muito gratos por todas as graças que recebemos, pela família e pelos amigos”, diz Waldemar Richter.


DEOLI Convenio Univates e Gustavo Adolfo - Orquestra Wiethelther e Moerschbacher 031219Gustavo Adolfo e Univates sonham em criar filarmônica

O convênio entre Univates e o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo para criar a Orquestra Regional foi assinado terça-feira, dia 03/12, em ato realizado no Centro Cultural da universidade. A atual orquestra do Gustavo Adolfo, fundada em 1997, passará a se chamar Orquestra Colégio Gustavo Adolfo/Univates, será formada por músicos das duas instituições e terá como regente Ederson Drebes.
O diretor do Colégio, Edson Wiethölter, comemorou esse novo passo e manifestou o desejo de vê-la transformada em “uma filarmônica na próxima década”. O pró-reitor administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, acrescentou sua vontade de ver isso acontecer “em menos de 10 anos” e afirmou: “Somos do tamanho dos nossos sonhos”.


DEOLI Grecco com Danilo KunzlerGrecco é o novo presidente do Colégio Registral do RS

O novo presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, para o biênio 2020/2021, é Cláudio Grecco, do Tabelionato de Notas de Bom Retiro do Sul. Ele tem como tesoureiro Paulo Ávila do Tabelionato de Teutônia. A posse ocorreu dia 28/11, na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre. “Eu me sinto muito honrado em ser presidente do Colégio”, disse Grecco.
Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a diversas personalidades, entre as quais constou Danilo Alceu Kunzler, do Tabelionato de Notas de Estância Velha, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e tesoureiro no Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) e no Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF).


Luce Carmen reeleita na 24ª RT

A coordenadora da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen da Rosa Meyer, foi reeleita para a gestão 2020. A assembleia de eleição ocorreu dia 12/11. Apenas uma chapa esteve inscrita. A posse será na última reunião de patrões da 24ª RT para este ano, marcada para 10 de dezembro no galpão do CTG Bento Gonçalves.


JCI vai homenagear Tia Chica

A JCI Lajeado vai promover solenidade de posse do Conselho Diretor e o presidente do Clube do Senado, em 16 de dezembro, às 19h30min, no salão de eventos do Weiand Hotel. Eduardo Troller vai passar a presidência do JCI para Gabriela Stürmer Silva. Na mesma oportunidade, a entidade vai comemorar o aniversário de 53 anos de fundação.
Outro destaque da noite será a outorga do Prêmio Carlos Jacob Kieling de Liderança Comunitária para a professora e escritora Ana Cecília Togni, a Tia Chica.


DEOLI Acacia - posse veneravel Rafael Zago 031219,jpgLoja Acácia Negra tem novo venerável mestre

A loja Acácia Negra realizou sessão de posse do novo venerável, nessa terça-feira, 3. Luiz Fernando Kehl transmitiu o cargo para Rafael Zago da Silva para a gestão 2020. O ato contou com a presença de representantes de outras lojas de Lajeado e região. Kehl, em sua despedida, agradeceu o apoio recebido no período em que esteve à frente da entidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais