Projeto de extensão forma imigrantes em Língua Portuguesa

LAJEADO

Projeto de extensão forma imigrantes em Língua Portuguesa

Aulas eram ministradas no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. Cerca de 45 participantes receberam certificado

Por

Projeto de extensão forma imigrantes em Língua Portuguesa
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Projeto de Extensão “Vem pra cá!”, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, oferece, desde 2014, aulas semanais e gratuitas de Língua Portuguesa como língua adicional, ministradas por bolsistas e voluntários. Em 2019, as aulas começaram em abril e seguiram até a manhã desta terça-feira, quando houve a entrega dos atestados de participação.
As aulas para os imigrantes ocorriam no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Lajeado. Neste ano foram cerca de 45 participantes vindos de países como Egito, Paquistão, Haiti, Senegal, Guiné-Bissau e Bangladesh. Conforme a bolsista Marcelli Schossler Flores, com o atestado é mais fácil que os imigrantes conquistem empregos melhores, pois o documento certifica que eles participaram das aulas de português e que, portanto, estão em busca de mais conhecimento.
Marcelli conta também da relação que criou com os alunos. “Quando a Kettelíe começou a participar das aulas, estava há um mês no Brasil e não falava uma palavra na nossa língua. Hoje eu perguntei o que ela mais gosta de fazer e ela me respondeu que era ler”, conta.
Em clima de confraternização de fim de ano, os alunos se despediram das professoras voluntárias. As aulas de 2020 devem começar depois de fevereiro. Interessados podem obter mais informações pelo e-mail [email protected].

Acompanhe
nossas
redes sociais