“A Fundef é um milagre”, afirma Dr. Wilson Dewes

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

“A Fundef é um milagre”, afirma Dr. Wilson Dewes

Por

Fundef - FitaA Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef Lajeado) inaugurou sua nova sede terça-feira à noite. O novo endereço fica na Avenida Benjamin Constant, nas antigas instalações da Lajetel, em frente ao Posto Faleiro. A entidade unificou as áreas de fissuras lábio palatinas e a reabilitação auditiva. Durante 28 anos a entidade ocupava espaço cedido pelo HBB. “Nós não rompemos a parceria com o hospital. Ela continua muito forte, porque vamos continuar fazendo as cirurgias no HBB”, afirmou o presidente Alain Viegas. Ele disse que a entidade vai precisar continuar crescendo. “Nós temos muitos projetos em mente. O próximo será a construção do nosso hospital”, anunciou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, lideranças comunitárias e apoiadores da instituição. O idealizador da Fundef, Dr. Wilson Dewes, foi taxativo em afirmar: “A Fundef é um milagre. Está sempre em dificuldades financeiras e não sei como se mantém. E realiza um extraordinário trabalho de reconstruir o sorriso de muitas crianças”.


Patrono do cooperativismo

Assinado pela presidência da República e publicado na edição do dia 09/12, no Diário Oficial da União, o Decreto que oficializa Padre Theodor Amstad patrono do Cooperativismo Brasileiro. Ele nasceu na Suíça e viveu no Brasil entre 1885 e 1938. Fundou várias cooperativas no estado, sendo a primeira delas em Nova Petrópolis, que atualmente é denominada de Sicredi Pioneira RS. Padre Amstad foi transferido para a Paróquia Santo Inácio de Lajeado em 08/08/1905. Aqui fundou em 06/03/1906 a Spar und Darlehnskasse, atual Sicredi. O sacerdote foi escritor, genealogista, economista e historiador.
– Na Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), padre Amstad é homenageado como Patrono da Cadeira nº 20.


Jose ZagonelZagonel reeleito no Sinduscom-VT

O empresário José Zagonel  foi reeleito para presidente do Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturados do Vale do Taquari (Sinduscom-VT) para o biênio 2020/2021. “Queremos dar continuidade ao trabalho e, principalmente, fazer com que tenhamos os associados mais próximos, presentes e participativos”, destacou Zagonel.


Ratz DayRatz Day combina música, cerveja e o Parque Histórico

A Confraria da Cerveja Ratzbier promoveu, dia 07/12, o Ratz Day no Parque Histórico de Lajeado. O evento fez a combinação entre música, cerveja e o espaço apropriado ao ar livre do parque. “A nossa ideia foi potencializar o Parque Histórico, que é um lugar maravilhoso que Lajeado tem”, comentou o presidente da Ratzbier, Marcelo Nolibus.  O Ratz Day contou com o incentivo da Lei de Cultura, tendo como empresas parceiras: Cervemax Equipamentos Cervejeiros, Padaria La Uruguaya, Padaria Suiça e Agraz Refrigeração, além do apoio do governo municipal de Lajeado.


Encontro dos genealogistas

O último encontro mensal de 2019 dos genealogistas do Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares (Capef) está marcado para o próximo sábado, 14/12, às 10h, no Engenho Quatro Ventos, na localidade de São Jacó, em Teutônia. O palestrante será o professor e ex-prefeito de Colinas, Edelbert Jasper, que vai contar a história registrada em seu livro sobre a primeira ocupação do território do município de Colinas. Consta que, em 1636, chegaram os Bandeirantes Paulistas e bem depois os imigrantes alemães.


Ballet Quebra Nozes

Alessandra Espíndola Escola de Dança vai promover o espetáculo de danças Ballet Quebra Nozes, dia 15/12, às 20h, no Teatro da Univates.


Encontro da imprensa com prefeito

O tradicional encontro da imprensa com o prefeito ocorre hoje, às 8h, no salão de eventos da Prefeitura. Em café da manhã, Marcelo Caumo vai fazer uma espécie de prestação de contas das realizações de 2019 e as projeções para 2020.
– Os encontros do prefeito com a imprensa iniciaram em 1989, na gestão do prefeito Cláudio Schumacher.


Três receberam o título de Cidadão

A Câmara de Vereadores conferiu o título de Cidadão Lajeadense para o líder comunitário  Italo Reali, ao defensor público do estado Marcelo da Silva e a pastora Nair Lopes Mayerle.


Os 40 anos do padre Laudenor

O padre Laudenor Teloken, natural da localidade de Linha 32, interior de Arroio do Meio, vai comemorar 40 anos de ordenação sacerdotal dia 28/12 na igreja matriz de Travesseiro. A missa iniciará às 19h30min. Após a celebração será servido jantar na sede social do Clube Esportivo Traveseirense.


Silvia Maria KuhnSilvia Kuhn reeleita na Atapel

A professora aposentada Silvia Maria Kuhn foi reeleita presidente da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado (Atapel) para a gestão 2020/2022. A entidade foi fundada em 19/09/2002 e conta com mais de 1,3 mil associados.


Ito LaniusIto Lanius reeleito na Assiferto

Na Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do RS (Assiferto) o empresário Ito Lanius foi reeleito  para a gestão 2020-2021. A entidade trabalha na defesa do uso de fertilizantes orgânicos, em vez dos químicos.


Jantar franciscano

O Grupo de Jovens Franciscanos de Lajeado vai promover Jantar Beneficente sábado, 19h30min. O local será no salão comunitário da capela São Francisco, na Rua Arthur Bernardes, no Alto do Parque. Convites e informações pelo whats 99553-5474.


“Show Artte de Dança”

A Artte Escola de Dança, da coreógrafa Tais Maia, vai promover espetáculo de final de ano, domingo, 19h30min no Teatro do Ceat, reunindo todos os seus bailarinos e estilos de dança. No programa tem coreografias de jazz, ballet clássico, dança de rua, k-pop, dança do ventre, danças de salão e dança flamenca. Os ingressos antecipados na escola ou com os bailarinos. Informações pelo whats  98129-1977.

Acompanhe
nossas
redes sociais