Tricoteiras do Bem dão exemplo de voluntariado

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Tricoteiras do Bem dão exemplo de voluntariado

Por

DEOLI Tricoteiras do Bem encerramento do ano 1219Elas tricotaram e doaram 590 peças em 2019
A designer de moda Eliana Schneider colocou em prática desejo de criar um grupo de voluntariado dentro da área de confecções. Em 2013, ela reuniu uma turma de mulheres e lançou o desafio de tricotar peças de roupa para serem doadas a pessoas necessitadas, através de um trabalho totalmente espontâneo.
O grupo Tricoteiras do Bem tem reunião uma vez por mês para a distribuição de material e explicação dos projetos. Desses encontros participam, em média, 20 a 25 mulheres, que produzem as peças em casa, entre um encontro e outro. Ao longo de 2019, o foco foi produzir blusões e casacos de tricô.
Eliana cita que foram visitadas escolas, casas geriátricas, APAE, ADEFIL, para tirar as medidas das pessoas que iriam receber as peças. A intenção foi confeccionar os blusões personalizados para o tamanho de cada pessoa. Foram doados mais de 120 casacos, infantis e adultos. “A reação das pessoas ao receber algo novo e que lhe sirva direitinho é muito positiva e também muito gratificante para nós”, disse Eliana.
Além dos blusões, foram produzidos gorros, meias, cachecóis e cobertas. “Auxiliamos as Amigas do HBB com roupas para crianças, que são distribuídas para os bebês que nascem de mães internados pelo SUS”, explicou a coordenadora das Tricoteiras.
Outro projeto realizado todos os anos refere-se a produção de bonecos que são doados no Dia das Crianças para aquelas internadas no HBB, atendidas pela Fundef e de outras entidades.
No encerramento de 2019, as Tricoteiras contabilizaram a confecção e doação de 590 peças. Recentemente o grupo realizou uma “ação entre amigos”, com o objetivo de arrecadar recursos para a aquisição de materiais, para a continuidade dos trabalhos em 2020. Doações são bem-vindas.

Sempre digo, o Grupo das Tricoteiras só existe porque as pessoas acreditaram na ideia, caso contrário teria sido apenas uma ideia. Comparamos à parábola do semeador. As sementes foram lançadas, encontraram solo fértil e germinaram”, Eliana Schneider.


DEOLI Diretoria JCI para 2020A nova diretoria da JCI de Lajeado

O Conselho Diretor da JCI de Lajeado para a gestão 2020 está assim formada: Gabriela Stürmer Silva, presidente; Lucas Augusto Lengler, secretário; Guilherme Scheibel, tesoureiro; Eduardo Troller, assessor legal; e Lucas Bildhauer, diretor de projetos.


DEOLI Clarice Borges patro do Tropilha 2019Clarice Borges reeleita no Tropilha

O CTG Tropilha Farrapa realizou assembleia para a eleição da patronagem da Gestão 2020. A patroa Clarice Batista Borges foi reeleita. Ela terá como vice Everson Vanderlei Scariot.


Querência tem novo patrão

O CTG Querência do Arroio do Meio tem nova patronagem. O patrão Loivo Führ passa o cargo para Clécio Schwarzer. A posse será dia 6 de janeiro. Airton Tem-Pass será o Capataz Geral; Gabriela Martins Junqueira, a 1ª Sota Capataz; Éllin Mayara Hofmeister, 2ª Sota Capataz; Arthur Kuhn Fuhr, 1º Agregado das Pilchas; Marcos Paulo Blanger, 2º Agregado das Pilchas; e Fábio Wommer, Capataz Campeiro.


DEOLI Marilda Oliveira - patroaMarilda Oliveira reeleita no Bento

A patroa Marilda Oliveira foi reeleita para mais um mandato no CTG Bento Gonçalves de Lajeado. Na assembleia realizada dia 16/12, presidida por Keko Munhoz, também foram aprovadas alterações no Estatuto, sendo a principal delas a ampliação do mandato da patronagem para dois anos.


Parque Beira Rio

Lentamente começa criar forma o Parque Beira Rio, as margens do Rio Taquari. Será um belíssimo lugar de lazer e a valorização do centro histórico de Lajeado.


DEOLI Herbert e Helene LohmannEncontro da família Lohmann

O 21º Encontro da Família Lohmann no Brasil será nos dias 11 e 12 de janeiro de 2020, em Erebango, região de Erechim, Noroeste do RS. Informações com Norberto Lohmann, pelo fone (54) 99120-4536, em Erebango,  Herbert Carlos Lohmann, fones (51) -3714- 4569, celular: 9 9103-7987.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais