Os 50 anos da Univates estão em dois livros de memórias da escritora Silvana Rossetti Faleiro

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Os 50 anos da Univates estão em dois livros de memórias da escritora Silvana Rossetti Faleiro

Por

03_A_HORAA escritora e professora da Univates, doutora em História, Silvana Rossetti Faleiro (Membro da Academia Literária do Vale do Taquari – Alivat), publicou em 2009 a obra “Lendo Memórias — 40 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari”. Dez anos depois, em 2018, ela foi convidada a mergulhar na história da, agora, Universidade do Vale do Taquari para ampliar o livro. Também coube à Silva o desafio de pesquisar um novo documentário, o “Lendo Imagens”, para marcar o cinquentenário da instituição. Na tarefa a pesquisadora contou o com o auxílio dos diplomados da Univates, a historiadora Paula Dresch dos Santos e o jornalista Lucas George Wendt.
Os dois livros serão lançados oficialmente à comunidade regional em 2020. Ambos já circulam na comunidade acadêmica.

1 – Como surgiu a ideia de escrever dois livros sobre os 50 anos da Univates?

– A ideia de escrever a história da Univates foi uma demanda da Reitoria da Instituição. O Lendo Memórias, editado em 2009, para as celebrações dos 40 anos, foi revisto na íntegra e ampliado em um capítulo. E o Lendo Imagens é obra inédita, contando a história dos 50 anos da Univates através de fotografias.

2 – Qual foi o maior desafio para escrever os livros?

– O maior desafio? Eu diria os maiores desafios: a) Selecionar em torno de 500 fotografias, de um conjunto “louco” de 179.386 retratos.
b) Gerar uma obra linda, plena de significados grandes e que deixasse à mostra o legado iniciado na década de 1960. E que as pessoas se reconhecessem ao vasculhar o trabalho.

3 – Depois dos livros prontos, qual o sentimento que ficou?

– Prontos os livros, o sentimento que ficou: contentamento. Os livros ficaram lindos e recheados de informações preciosas para o entendimento do processo de construção da Universidade do Vale do Taquari, uma das maiores obras da região. Missão dada, missão cumprida. Tenho muito orgulho de fazer parte da história desta Universidade. E, além disso, ter a honra e o gigantesco compromisso de fazer uma narrativa de sua história no correr desses cinquenta anos. Orgulho que acompanha, também, a Paula e o Lucas. A ajuda dos dois foi fundamental para o resultado final excelente que tivemos.

4 – Como tem sido a receptividade dos livros no meio acadêmico?

– A receptividade tem sido muito positiva. É muito gratificante ver os livros para lá e para cá, nos caminhos da universidade.


Gatos

A Sociedade de Apoio a Gatos Abandonados (Saga) de Lajeado, entre os diversos trabalhos que realiza na defesa dos felinos, faz a castração de machos e fêmeas. Na contabilidade de 2019, foram realizados 531 extirpações do sistema reprodutivo, evitando a multiplicação descontrolada.


Família Ritt doa acervo

O acervo genealógico de Miron Ritt, falecido em 2014, aos 80 anos, em Lajeado, e da esposa Maria Núbia Mallmann Ritt,  foi doado para Orestes Mallmann. Miron dedicou vários anos de sua vida a pesquisas genealógicas no Vale do Taquari. No acervo tem documentos históricos das famílias Beuren, Hammes, Mallmann, Ritt, Sulzbach e Wagner. Além disso, compõem dezenas de livros tanto brasileiros como alemães relacionados a genealogia.  Também fazem parte livros de cemitérios catalogados entre 2003 e 2008.


Encontro da Família Kronbauer

O 3º Encontro da Família Kronbauer será realizado no dia 12/01, na Comunidade Três de Maio de Picada Aurora, em Cruzeiro do Sul/RS. Informações com Enio (51) 99686-3412; Lenize (51) 99349-1622 ou José (51) 99108-6292.


Dois padres novos

No relato dos principais acontecimentos da Diocese de Santa Cruz do Sul, constam duas ordenações sacerdotais em 2019. No dia 15/11 Ezequiel Ezidro Perin foi ordenado padre na paróquia São José de Sério. No dia 08/12, na paróquia Imaculada Conceição de Maria de Santa Cruz do Sul,  foi ordenado sacerdotal o haitiano Jean Mara Lafortune.


DEOLI CTC presidente Siqueira e ArrudaCTC e Sete trocam de presidente

Os dois principais clubes sociais da cidade de Lajeado, o Clube de Tiro e Caça (CTC) e o Clube Esportivo Sete de Setembro, trocam de comando na virada do ano.
– No CTC a sucessão no cargo de presidente será entre advogados. Luiz Siqueira, o Ciso, termina sua gestão hoje, dia 31/12. Ele passa o comando para Ney Arruda Filho, o Piti, que iniciará sua gestão, com os demais integrantes da diretoria, em 01/01/20.
– No Sete a troca de mandatário será entre empresários. Nilson Giovanella conclui hoje, dia 31/12, o mandato de presidente. Assumirá a gestão em 01/01/20, acompanhado de sua equipe, Giraldo Sandri.


Pro_Move Lajeado

Poucas vezes tem se observado tanta repercussão a aprovação de um projeto pela Câmara de Vereadores de Lajeado, como ocorreu na sessão do dia 27/11, quando foi votado o Pro_Move Lajeado. As duas principais entidades que representam a classe empresarial, a Acil e a CDL, publicaram “Notas Oficiais”, aclamando a decisão dos edis.
– “A Acil comemora com toda a comunidade a aprovação. O Pro-Move vai estimular a instalação de empreendimentos voltados para as áreas de inovação e tecnologia ”, escreveu a presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini.
– “Aplausos à aprovação do Pro_Move, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico do município”, afirmou o presidente do CDL, Aquiles Mallmann, o Cascão.
 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais