Depois de cantar por 62 anos em corais, agricultor de Teutônia para e dá livro de músicas para a neta

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Depois de cantar por 62 anos em corais, agricultor de Teutônia para e dá livro de músicas para a neta

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

DEOLI Coralista Ivo Driemeyer 1119O agricultor e coralista Ivo Driemeier, com 85 anos, nascido em 26/08/1934, resolveu parar de cantar. Casado com Anita Lang Driemeier, há 62 anos. Tiveram a filha, Ingrid Driemeier Müller e tem a neta Jéssica, que está seguindo os passos do vô na música. Ela toca violão e piano.
Como tenor, começou a participar do canto coral desde outubro de 1957 no município de Teutônia, que ostenta o título de Capital Nacional do Canto Coral. Além de cantar, participou das diretorias dos três corais que frequentou, sempre no cargo de vice-presidente ou tesoureiro. Participou do Coro Misto Boa Vista Fundos durante 15 anos. No Coro Misto Alegria de Boa Vista por 25 anos e no Coro de Homens Frohsin de Boa Vista Languiru até novembro de 2019, somando 62 anos de música. Além dos ensaios quinzenais, nunca faltou às apresentações em cultos na igreja, em festas de comunidades, de bodas, aniversários, em velórios e muitos bailes de corais em Teutônia e na região. A presença em bailes e eventos sociais proporcionaram muitas amizades e momentos felizes. “Cantar nos corais era meu “esporte”. Agora não participando mais ativamente do coral, pretendo continuar a frequentar os bailes com a esposa para reencontrar amigos”, relata Driemeier.
DEOLI Coro de Homens Frohsin de Boa Vista Languiru 1119A esposa Anita também foi coralista. Ela teve que abandonar para cuidar da mãe por causa dos problemas de saúde. Mas sempre acompanhou o marido nos bailes e nas apresentações.
O agricultor fez sua última participação no Coro de Homens Frohsin de Boa Vista Languiru em novembro passado. A decisão de parar de cantar é definitiva. Tanto assim, que deu o livro com as partituras das músicas de presente para neta Jéssica.
“Cantar foi algo que me fez muito bem. Fez eu ficar ativo durante todos estes anos como aposentado. Mantive minha memória ativa e fiz muitas amizades. Posso afirmar que cantar é viver”, diz Ivo Driemeier.


Festa de Maio

A Festa de Maio 2020, marcado para os dias 20 a 24 de maio, vai comemorar o 39º aniversário de emancipação de Teutônia. A realização é da CIC Teutônia, com o apoio da prefeitura. A presidente da comissão organizadora é a primeira-dama Jaqueline Musskopf e vice Airton Kist.


Dia do Sapato de Pau

Westfália comemora seu aniversário de emancipação em 24 de março, mesma data em que é celebrado o Dia do Dialeto Sapato de Pau, a segunda língua oficial do município.


DEOLI Hospital EstrelaRede Divina Providência tem cinco hospitais

A Rede de Saúde Divina Providência da qual fazem parte o Hospital Divina Providência (Porto Alegre), o Hospital Independência (Porto Alegre), Hospital Santa Isabel (Progresso), Hospital São José (Arroio do Meio) e o Hospital Estrela, de Estrela, fechou em positivo 2019, com rendimento econômico da ordem de 10%. O diretor-geral de Operações de Saúde, José Clóvis Soares,  salienta que 2019 representou  a efetiva incorporação do Hospital Estrela ao grupo. Isto fortaleceu a Rede, representa a ampliação na oferta de 410 para 540 leitos, um aumento de 31%. Passou de 2.026 para 2.435 colaboradores. Que boa notícia!


Mais livros para escolas

As bibliotecas das escolas municipais de Lajeado receberam cerca de 32 mil livros, que foram adquiridos pela Secretaria da Educação (SED) por meio de licitação. Foram beneficiadas as 18 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), as 23 Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e os seis Projetos Vida. Os livros voltados à educação infantil, pré-alfabetização, ensino fundamental e infanto-juvenil foram escolhidos pela SED e destinados para as escolas de acordo com as faixas etárias que atendem. O investimento foi de R$ 761 mil. Bom para nossas crianças.


Os Santos Reis

A cantoria do Terno de Reis é uma tradição mantida em diversas cidades do Vale do Taquari. As apresentações em casas de família ocorrem na semana que antecede o dia 06/01. A cantoria é baseada na história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. A tradição é de origem portuguesa.
– No Bairro Barra da Forqueta, em Arroio do Meio, tem a comunidade dos Santos Reis, que este ano promove a 34ª Festa dos Santos Reis no dia 12/01. Inicia com missa com a presença de um Terno de Reis, segue com almoço e à tarde tem baile popular.


Biometria

Cartório Eleitoral de Lajeado atende em horários especiais na virada de ano para quem precisa fazer a biometria. Hoje, dia 02/01, será das 13h às 18h, dia 03/01, das 9h às 14h e 06/01, das 13h às 18h. A partir de 07/01 até 28/01, será das 11h às 17h de segunda a quinta-feira e nas sextas das 9h às 15h. Fiquem atentos para os horários e façam a biometria para ter direito ao voto na eleição municipal de 04/10.


Encontro da família Morgenstern

O 8º Encontro da Família Morgenstern vai reunir os descendentes de Peter Morgenstern e de Philipina Kock. Será dias 11 e 12/01/20 no município de Sarandi. Contatos com Salete Spier pelo fone (054) 99974 4996, ou Juliane (049) 98846 8668.
 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais