Artista de Estrela homenageia avô com quadro pintado a caneta

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Artista de Estrela homenageia avô com quadro pintado a caneta

Por

Alexander Perandim Moreira quadro do pai 0120O artista plástico e escritor de Estrela, Alexander Perandin Moreira, membro da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), pintou o retrato do avô, Pedro João Perandin, nascido em Marília/SP e falecido em 1983 em São Paulo. A obra foi desenhada com caneta esferográfica comum, na cor azul. Na obra é usada a técnica de desenho hachurado com esferográfica.
Para chegar ao resultado final, primeiro ele faz um esboço a lápis, depois finalizou com a esferográfica. Geralmente ele faz este tipo de trabalho por encomenda. “Recebo encomendas de retratos com esta técnica, e de outras que também faço, de pessoas de diversas partes do Brasil”, cita Moreira. Em média leva uma semana para produzir uma obra, “mas dá para fazer em menos tempo”, avisa. Ele se dedica à pintura e ao desenho há 35 anos.
“O retrato do meu avô é uma homenagem que eu quis fazer ao patriarca de minha família, do lado materno. Um homem simples, honesto, imperfeito como todos nós, mas um pai de família exemplar, que muito me ensinou na infância, e cuja memória merece todo o meu respeito”, diz Alexander P Moreira.


Aniversário do Ceat

Colégio Evangélio Alberto Torres (Ceat) comemora amanhã 128 anos de fundação. O primeiro nome foi Escola Paroquial Evangélica, passando depois a chamar-se Colégio Lajeadense e, em 1941, passou a se chamar de Colégio Alberto Torres, cumprindo regra da Secretaria de Educação do Estado que determinava a adoção do nome de um patrono ou santo. Em 1966 foi adotada a atual denominação com a implantação do Curso Colegial Secundário, hoje Ensino Médio.


16ª CRS

O novo coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Edegar Cerbaro, assumiu dia 09/01. Ele é o ex-prefeito do município de Progresso. Antes o cargo era ocupado por Ramon Zuchetti, que se afastou em agosto do ano passado para assumir a direção do Hospital de Cruzeiro do Sul. O coordenador-adjunto é Ederson da Rocha.


Os emigrantes Konrad e Saueressig

A Ong GenealogiaRS vai dar início às suas reuniões mensais em 2020 com a realização do 1º Encontro, dia 18/01, com ínício às 9h30min. O local será a Cervejaria Taura, na cidade de Linha Nova, na região do Vale dos Sinos. Conforme o diretor do GenealogiaRS, Nélio Schmidt, os interessados em participar devem confirmar presença pelo fone/whats (51) 99115-9712.
O tema deste encontro será sobre a emigração dos Saueressig, Konrad e outras famílias da Alemanha para o Brasil e Estados Unidos. Para enriquecer os debates estará presente o pesquisador norte-americano Sym Bralnchard. Também apresentarão estudos os genealogistas Jorge Schroer e Décio Schauren.


Licitação dos ônibus

A empresa Expresso Azul venceu a licitação do transporte coletivo em Lajeado. Vai ser estranho não ter mais a presença dos ônibus do Dörr e do Scherer, que já faziam parte do cenário urbano. As tarifas vão reduzir e esperamos que haja uma total remodelação dos itinerários. Os usuários deverão ter muita paciência e compreensão até se adaptarem aos novos ônibus e nas alterações a serem introduzidas.


Rotary Integracao doacao alimentos Mesa Brasil 0120Alimentos para o Mesa Brasil

O Rotary Club de Lajeado Integração entregou alimentos arrecadados na Aldeia do Papai Noel durante o período natalino no Parque dos Dick. Parte dos mantimentos foram repassados ao Mesa Brasil do Sesc.
Na entrega estiveram presente a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, a assistente social do Sesc, Raquel Brandão, da presidente do Rotary, Camila Mirapalhete, e do coordenador de esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Fabricio Meneghini.


Fogo na igreja

Ontem, dia 13/01, completou 67 anos o incêndio na igreja matriz Santo Inácio de Lajeado. O fogo começou de madrugada. Os sinos badalaram anunciando o sinistro.


Canto da Lagoa

O 16º Festival de Música Canto da Lagoa de Encantado está marcado para os dias 27 a 29 de março. Os músicos interessados devem fazer a inscrição até 07/02 fanpage do festival.


Meliponicultores

A primeira reunião de 2020 da Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (Amevat), do presidente Nelson Angnes, será no próximo sábado, 18/01, com início às 9h. O local será o CTG Querência do Arroio do Meio.


Conselheiros da gestão 2020-2024Novos Conselheiros

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado (Comdica), que tem como presidente Ito José Lanius, deu posse aos novos Conselheiros Tutelares dia 10/01 para a gestão 2020-2024. Os cinco que assumiram são: Ana Paula Wolff, 29 anos; Clebes Joal Saraiva da Silva, 44; Márcia Inês Blum, 59; Maria Aparecida Domingues Leivas Müller, 62 e Marino Luiz Barcé, 64.


Introdução ao Budismo

Jeferson Queiroz, kyôshin, vai lançar amanhã, dia 15, os cursos de meditação “arquitetura da mente” de introdução ao Budismo. O local será a sede da Tao Terapias.

Acompanhe
nossas
redes sociais