Férias para aprender com diversão

COMPORTAMENTO

Férias para aprender com diversão

Atividades educativas são alternativas para os pais durante o recesso escolar

Por

Férias para aprender com diversão

O verão costuma ser a época preferida da criançada. Com as férias escolares, mais tempo para brincar e aproveitar o melhor da estação. Mas o que para as crianças é só festa, para os pais pode ser um verdadeiro desafio. E agora, o que fazer com as crianças?

Os projetos e oficinas de verão se tornam uma alternativa para entreter os pequenos e ainda aliar brincadeira com muito aprendizado. E, claro, ajudar os pais. Um destes projetos é o Circuito de Oficinas de Férias, promovido pela Brincasa, com diversas atividades para crianças a partir de 3 anos de idade.

A oficina de slime foi a escolha da funcionária pública Daiana Bald para se divertir com o filho Caetano, 4. Ela conta que a rotina da família se modifica durante as férias do pequeno para atender suas necessidades. De férias desde o Natal, nas primeiras semanas do recesso o destino da aventura foi a casa das avós. No começo do ano, Daiane e o marido Fausto conseguiram tirar férias e a família aproveitou para viajar junta. Depois do retorno, os pais têm aproveitado os últimos dias de descanso para fazer atividades ao livre, como andar de bicicleta, tomar banho de piscina de aproveitar a companhia do filho. De férias até fevereiro, depois que os pais voltarem ao trabalho, Caetano vai passar os últimos dias de férias se divertindo na casa das avós.

Quem também têm nas avós o apoio para esta época do ano é Tiago Costantin, pai da Valentina, 4. Assim como Daiana, a oficina de slime foi a escolha do técnico em informática para se divertir com a filha. Tiago também programou as férias para coincidirem com o recesso da escola de Valentina, para pai e filha poderem aproveitar o período com muitas brincadeiras e diversão.

A próxima oficina do Circuito de Férias Brincasa é a Contos e Acordes: Contado Histórias com Músicas, e ocorre no dia 21 para crianças de 3 a 5 anos, e dia 22 para crianças de 5 a 8 anos, das 14h30 às 16h, na Brincasa Papelaria. As demais atividades serão divulgadas em breve nas redes sociais da loja, com vagas limitadas.

Brincadeiras em sintonia com a natureza

O Projeto CMB: Edição Férias é uma das opções para as famílias que precisam trabalhar e buscam um espaço seguro, de socialização, ludicidade e recreação no mês de janeiro. A atividade ocorre até o dia 31, na área de lazer do Espaço de Formação Rede ICM (antigo Irmãos Maristas) e oferece atividades como oficinas de culinária e de psicomotricidade, hora do conto, práticas ao ar livre, sessão de cinema, oficina de arte, entre outras.

O projeto é aberto para a comunidade e podem participar crianças de 4 a 10 anos. Conforme a coordenadora Ana Lucia Reckziegel, o objetivo é promover um período de férias com aprendizagem e conhecimento lúdico. “Nosso foco é a natureza e como se relacionar com esse ambiente tão rico, por isso, além de momentos de culinária, banho de piscina, jogos, pracinha, também haverá plantação de chás na horta, o dia da pescaria e a preparação de peixes para degustarem, entre muitas outras atividades”, destaca.

As atividades ocorrem das 7h às 12h30min e das 11h45min às 19h. As inscrições podem ser feitas na tesouraria do Colégio Madre Bárbara, na Rua Júlio May, nº 340, Bairro Centro, Lajeado. Mais informações pelo (51) 3714-3341.

Férias na Universidade

A Univates também oferece atividades para os pequenos no período de recesso escolar. O Férias na Universidade proporciona vivências formativas nos campos da sustentabilidade, inovação tecnológica, saúde, artes, esportes e lazer por meio de atividades diferentes para crianças de 6 e 9 anos.

O projeto ocorre entre os dias 3 e 7 de fevereiro, no turno da tarde, no campus da universidade. As inscrições podem ser feitas até dia 22 de janeiro, no Núcleo de Educação Continuada, na sala 110 do Prédio 1 da Univates, ou no www.univates.br/sistemas/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Educação Continuada, pelo (51) 3714-7011 ou [email protected].

Brincando nas Férias do SESC

Para quem já está programando as férias de inverno, uma opção é o Brincando nas Férias do SESC. O serviço é oferecido todos os anos, durante as férias escolares, e é aberto para a comunidade. O Brincando nas Férias SESC atende crianças de 4 a 10 anos, com atividades como hora do conto, cinema, música, oficina de culinária, atividades físicas, gincana, banho de piscina, SESC Game e passeios.

Acompanhe
nossas
redes sociais