Câmeras visam aumentar transparência na fiscalização

Você

Câmeras visam aumentar transparência na fiscalização

Sistema foi implantado em dois dos oito veículos e deve garantir mais transparência nas ações do departamento

Por

Câmeras visam aumentar transparência na fiscalização

O governo de Lajeado investiu, neste mês, cerca de R$ 4 mil na instalação de câmeras em duas viaturas do Departamento de Trânsito. Os equipamentos permitem monitoramento das abordagens e ações dos fiscais na parte interna e externa dos veículos.

Objetivo é implantar o sistema de monitoramento em toda frota do Trânsito, composta atualmente por oito automóveis. Conforme o coordenador Vinícius Renner, ideia é substituir a frota com as câmeras já instaladas nos novos veículos. “Temos previsão de adquirir um carro novo por ano para o departamento”, comenta.

No futuro, o Departamento de Trânsito terá um sistema de monitoramento em tempo real, permitindo que as operações sejam filmadas e acompanhadas em tempo real no subsolo da prefeitura.

Para Renner, o sistema garantirá o controle do uso dos veículos. Ressalta ainda a transparência nas ações de fiscalização. “Todas abordagens serão filmadas e isso vai garantir segurança, tanto para o agente quanto para a pessoa abordada”, resume.

Além das filmagens, o sistema vai possibilitar a troca de áudios entre os fiscais de trânsito e equipe do departamento.

Caso de violação de GPS é investigado

O governo já trabalha, desde março de 2019, com o sistema de rastreamento da frota municipal com uso de GPS. Dos 148 veículos, 119 possuem a tecnologia. Investimento chega a R$ 4,3 mil por mês.

Em agosto, o Departamento de Trânsito constatou que em duas viaturas do setor ocorreram tentativas de burlar o sistema. O caso está sendo investigado.

Acompanhe
nossas
redes sociais