Estaduais, sim ou não?

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Estaduais, sim ou não?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O futebol está de volta. E com ele, os estaduais. Tem quem goste, quem desgoste, quem ache que o estadual é o verdadeiro futebol do Brasil e quem ache que o estadual só serve para prejudicar os grandes times. Eu fico no meio termo. Gosto do campeonato estadual pois nele podemos ver os times do interior. Saudades do Lajeadense na primeira divisão… Mas também acho que o estadual prejudica sim os times da elite do futebol brasileiro. Prefiro a concepção de campeonato utilizada na maioria dos países do mundo. Séries nacionais até onde der. Se tem time para fazer o Brasileirão Série A, B, C, D… M, deveria ser feito. Lembramos que o Brasil é o único país no mundo onde há o tal estadual. Porém, é o campeonato estadual que alimenta as federações estaduais. E são as federações estaduais que alimentam e votam o futuro da CBF. Ou seja, ainda teremos campeonatos estaduais por muitos e muitos anos.


RS - FUTEBOL/CAMPEONATO GAUCHO 2019/GRENAL 420 - ESPORTES - Lance da partida entre Gremio e Internacional disputada na noite desta quarta-feira, na Arena do Gremio, valida pela final do Campeonato Gaucho 2019. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Sobre o Gauchão

A respeito do Gauchão, eu concordo que é um campeonato charmoso. Gosto de ver os times do interior, equipes que sobrevivem a duras custas. Pena a dupla Gre-Nal ter um poder astronômico em relação aos demais. Para o título sair de Inter e Grêmio, só com uma grande epopeia como a do Novo Hamburgo em 2017. Para esta edição, acredito que o Grêmio é o grande favorito. É uma equipe mais pronta que o rival, e não precisará dividir as atenções com as fases preliminares da Copa Libertadores. No interior, acredito que Juventude, Esportivo, Novo Hamburgo e São José podem surpreender.


2020_01_23_Caco_Marin_Coluna_2Lajeadense de volta aos trabalhos

O Alviazul aposta na força da casa para voltar ao lugar de onde nunca devia ter saído. Manter Serginho Almeida como treinador é a melhor opção a se fazer. Ele conhece a casa, conhece os jogadores e conhece a competição. O elenco que começou os trabalhos também é composto por figuras conhecidas do torcedor, e assim pode ter a ajuda e simpatia da arquibancada desde o início dos trabalhos.

Acompanhe
nossas
redes sociais