Os 120 ano do prédio mais histórico da cidade

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Os 120 ano do prédio mais histórico da cidade

Por

Casa de Cultura de LajeadoCasa de Cultura faz parte da vida política, cultural e arquitetônica de Lajeado
O município de Lajeado comemora dia 26, domingo, 129 anos de emancipação. O prédio mais histórico da cidade, a Casa de Cultura, completa este ano 120 anos da sua edificação. A pedra fundamental foi assentada em 5/02/1900 e a inauguração ocorreu em 20 de agosto do mesmo ano. A ocupação foi necessária porque o aluguel do imóvel que servia de Intendência era considerado alto.
A construção foi idealizada por Júlio May, que foi Intendente/prefeito de 1895 a 1902. A planta é do arquiteto Antônio Guth que projetou o prédio em estilo eclético com predominância ao neoclássico. A execução da obra coube a Cristiano Müller e Carlos Spohr Filho.
Os espaços internos foram planejados para o gabinete da Intendência, a Secretaria, a Tesouraria e uma sala para as atividades do Conselho Municipal. O primeiro piso/subsolo foi destinado para a Cadeia Municipal. O terceiro andar foi ocupado pelo Fórum da Comarca do Alto Taquari, instalado em 15/10/1903.
Nos fundos da Intendência, Júlio May mandou construir um poço para fornecer água potável, com bomba manual, para os moradores da vila.
Até 1930 era chamado de Intendência. Depois passou a denominar-se Prefeitura. A partir de 21 de agosto de 1991, Casa de Cultura do Município de Lajeado. Em 1º de agosto de 1984, no governo do prefeito Erni Petry, o prédio, por ter valor histórico e arquitetônico, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).


Sandra-Veroneze-1Sandra Veronese em SP

A jornalista e escritora Sandra Veronese, natural de Arroio do Meio, reside há três anos em São Paulo. Além da editora Pragmatha ela mantém a Escola para Escritores Bastidores da Escrita. Recentemente ela ministrou oficina no curso de Educação para a Paz: diálogo transdisciplinares para a formação de educadores na USP em São Paulo. Ela falou sobre a Literatura Terapêutica em que aborda um método que desenvolveu a partir dos estudos de filosofia à maneira clássica, clínica e psicanalise.


19-192121_download-svg-download-png-emoji-caneca-de-choppNo violão

O músico, cantor, compositor e violonista Fernando Graciolla, que mantém a página no Facebook: Sotaques do Violão, começou o ano com o primeiro quadro de excelente qualidade e conteúdo. O convidado foi o músico, violonista e professor paulista Alessandro Penezzi. Um programa que merece ser assistido. Um bate papão formidável.


É fake

Está circulando nas redes sociais de que o Cachorrão do Carmelito e Beto abririam uma unidade na cidade de Encantado. A notícia é fake. Eduardo Becker Delwing, um dos sócios da empresa, desmente a informação. A única opção que pode ser viabilizada é a participação em eventos com a unidade móvel, o food truck. Mas isto dependerá de negociação individual com os promotores de eventos. “Por enquanto não há nenhum evento previsto”, avisa Eduardo.


Festa de Kerb

A comunidade de Linha Paissandu no interior do município de Westfália festeja a 6ª Kerbfest no sábado, 25.  Haverá culto, jantar festivo e baile. O evento é em comemoração ao aniversário da Comunidade Evangélica Silveira Martins.


Revista

A escritora Daia Schmidt, de Estrela, teve um texto selecionado para 19ª edição da Revista LiteraLivre, de São Paulo. Foram 825 inscritos e 125 selecionados. A revista será lançada na última semana de janeiro.
– Daia já teve texto selecionado e publicado na Coletânea do Concurso Literário da Alivat. “Escrever está na alma e nas minhas veias”, revela a escritora.


Bibiana Faleiro 2019Intercâmbio em Portugal

Bibiana Faleiro, estudante de jornalismo e repórter do Grupo A Hora por 1 ano e 7 meses, deu uma parada em suas atividades jornalística para fazer um intercâmbio por meio da Universidade Unisinos, onde está na reta final do curso de Jornalismo. Ela vai ficar por seis meses em Portugal, na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, situada na região mais alta daquele país, em Estrela da Serra, onde cai neve. O período será de fevereiro a julho, além de estudar, ela pretende viajar para conhecer a Europa.


Encontro da família Drescher

O 5º Encontro Latino-Americano da Família Drescher será no próximo fim de semana, dias 25 e 26, no município de Agudo.  Estarão reunidos os descendentes de Johann Karl Drescher e Christiana Edmunde Pechmann Drescher . Informações pelo fone/whats (55)9 9977 0777.


Encontro da Família Zagonel

O 2º Encontro da Família Zagonel será nos dias 01 e 02/02, na sede social da Società Taliana Tutti Fratelli de Lajeado. A programação iniciará no sábado, às 17h, com a recepção e às 21h será servido jantar. No domingo, as atividades continuam a partir das 8h, às 10h haverá missa e ao meio dia almoço. Na parte da tarde segue a confraternização e troca de informações sobre a genealogia da família. Contato com Romildo Zagonel pelo fone/whats (51) 9.9994-2961 ou [email protected]; Juarez Zagonel pelo fone/whats (51) 9.9975-3868 ou [email protected]

Acompanhe
nossas
redes sociais