A espuma branca é um alerta para a preservação do Rio Taquari

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

A espuma branca é um alerta para a preservação do Rio Taquari

Por

2020_01_28_Arquiuo A Hora_Espuma Taquari_Colunia Deoli2.JPGA Fepam concluiu que o aparecimento da espuma branca sobre as águas do Rio Taquari foi consequência da pouca chuva. Será? E por que a mesma espuma não apareceu no Rio Forqueta? O fenômeno serve para chamar atenção da necessidade de cuidar melhor do nosso rio.
“Trata-se de um fenômeno que aparece em períodos de seca prolongada e baixa vasão do rio. O pouco volume de água dificulta a oxigenação. Um fator que contribui para o aparecimento da espuma é o lançamento esgoto doméstico não tratado. Este problema é crônico.
Faltam ações por parte do Poder Público para implantação de projetos adequados de tratamento do esgoto sanitário e coleta seletiva do lixo, seu tratamento e disposição final de forma adequada.
Somente as ações desenvolvidas pelos voluntários de recolhimento de parte do lixo encontrado nas margens do rio não é suficiente para salvar o nosso rio”. Décio José Schnack, empresário e presidente fundador da Fundação Pró-Rio Taquari.


Pensar Lajeado

A homenagem do Grupo A Hora ao aniversário de 129 anos de Lajeado foi com a Revista Pensar Lajeado, encartado na edição de sábado passado.  Apresentação de luxo e conteúdo a altura da pujança do município. A edição foi focada no projeto da inovação. Merecem aplausos os repórteres que produziram o conteúdo, como toda equipe de editoria, liderada pelo diretor Adair Weiss.


Primeira plenária do ano

A JCI de Lajeado, da presidente  Gabriela Stürmer da Silva, realizou a primeira plenária do ano, ontem, à noite, no auditório do CRPO. O principal assunto da pauta foi a definição do planejamento para 2020.


Bianco Coleti faleceu em 240120Morreu o ex-presidente da Tutti Fratelli

Edmir Paulo Coletti, mais conhecido por Bianco, faleceu dia 24/01. Ele deixa um legando de vida em família, muitas amizades e de dedicação à Societa Taliana Tutti Fratelli, da qual foi presidente e comendador.  Ficam a esposa Vitalina e as filhas: Fernanda, Caroline, Bianca e Daniela e os netos: Lucas, João Miguel, Théo, Isabella e Valentina.


Vamos de Azul

A Empresa de Transporte Azul vai operar o transporte urbano da cidade de Lajeado. Vai mudar tudo. A prestação do serviço estará amparada em um contrato. Os usuários poderão fiscalizar o cumprimento das regras, como a qualidade e idade dos veículos, os quais deverão estar equipados com ar condicionado.
– Há expectativa sobre o serviço a ser prestado pela Azul. A julgar pela qualidade de transporte nas linhas entre Lajeado e Porto Alegre, depois que a empresa Bento adquiriu a Azul. Há usuários descontentes com itens como o cumprimento de horários e a higiene das poltronas.


Loja Parise

Volmar Parise, diretor da tradicional Loja Parise, comunica aos clientes que o prédio da empresa está passando por reforma. O retorno às atividades está previsto para 20/02.


Condomínio avícola

O primeiro Condomínio Avícola da Cooperativa Dália Alimentos a operar e alojar aves para abate no frigorífico inaugurado em dezembro, em Arroio do Meio, será o de Vespasiano Corrêa, na localidade de Tenente Fialho.
Dos nove núcleos, este será o primeiro concluído e apto a abrigar as 275 mil aves. O investimento foi da ordem de R$ 7,5 milhões por parte dos sócios, mais a cota da cooperativa e a parceria público-privada da Prefeitura, com a doação da área de terra, terraplenagem e abertura do acesso.


Posse dos padres

Na Paróquia Santo Inácio , com a saída dos padres Antônio Puhl e Rafael Toilier, a posse dos novos está marcado para domingo, 02/02, na missa das 19h. Assumem padre Valdir Biasibetti como pároco e padre Silvino Tarcísio Hammes como Vigário Paroquial.
– Padre Antônio não tem data de posse na Catedral em Santa Cruz do Sul. Padre Rafael assume domingo, 19h, na paróquia São José, de Vale do Sol.


O encontro da família Heisler

O 15º Encontro da Família Heisler será no próximo fim de semana, dia 29/02 e 01/03, nas dependências da ASSOESSA em Sampaio, Mato Leitão. Estarão reunidos os descendentes de Valentin Heisler (Häussler) e Apolônia Wermuth Heisler. Valentin nasceu em Wiesental na Alemanha. Imigrou para o Brasil com a esposa e três filhos em 1861: Catharina, Jacob e Magdalena. Aqui no Brasil nasceram mais quatro filhos: Antônio, Marcelo, Elisabeth e Guilherme. Hoje os sete filhos de Valentin encabeçam os ramos em que se baseiam os descendentes.
Na programação, consta missa, às 10h de domingo, celebrada pelo padre Clécio Henckes.
Informações pelo fone/Whats 51 99718-4685 com Loiva ou 51 99614-9308 com Juliana. No facebook grupo Encontros da Família Heisler para conferir a programação completa.

Acompanhe
nossas
redes sociais