O ponto de veraneio dos estrelenses

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

O ponto de veraneio dos estrelenses

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

foto principalUm lugar histórico e de beleza natural que encanta. A força da água da Cascata Santa Rita já é explorada faz mais de um século. Lá foi inaugurado em 1914 uma hidroelétrica que abastecia parte de Estrela.
Em décadas passadas, a cascata se tornou um dos principais pontos de lazer com áreas para churrasco e espaço para banhos. Até um bar funcionava no local com venda de bebidas e lanches.
Atualmente apenas há resquícios da hidroelétrica. O bar não existe mais. Bem verdade que a cascata perdeu um pouco do seu encanto. Mas a fama conquistada em épocas vindouras ainda faz do espaço um ambiente badalado.
Basta passar em um fim de semana de sol para ver a quantidade de gente. Tem desde os que acampam, fazem um almoço diferente ou passam a tarde na água fresca. A facilidade para chegar no local talvez também seja um dos fatores que fazem a cascata ser tão popular.
Esperança de dias melhores para a Santa Rita é a concessão à empresa Solis Engenharia. Na área de 1,6 hectares está previsto trilhas guiadas com identificação de árvores, área de recreação com churrasqueiras, banheiros e até uma usina de geração de energia.
foto secundáriaInfelizmente, a execução do projeto ainda trava em trâmites burocráticos. Mas torço para que, em um futuro breve, o ponto turístico volte a ter os investimentos que merece.
A Cascata Santa Rita está localizada na Microrregião das Colônias Germânicas. Fica a cerca de oito quilômetros do centro de Estrela, na Linha São Jacó. É só seguir pela BR-386 e dobrar na estrada ao lado da Cervejaria Prost Bier.
Precisa fazer trilha? Não, dá pra estacionar o carro quase dentro da água. Apenas há uma descida ingrime para quem quer ir até a queda das águas da cascata.
Tem infraestrutura? Não. Há sombra de árvores e locais abertos para estacionar o carro. Mas em dias de maior movimento pode até faltar espaço.
Tem custo? Nada. Só curtir a natureza e sempre lembrar de manter o ambiente limpo.

Acompanhe
nossas
redes sociais