Adefil realizará o  sonho de colocar o  “Corpo em Movimento”

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Adefil realizará o sonho de colocar o “Corpo em Movimento”

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Fevereiro de 2020 às 10:46

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Projeto de dança vai atender pessoas com deficiência atendidas pela Adefil. – crédito Deolí Gräff

A Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil) será contemplada pela Lei de Incentivo a Pessoa com Deficiência (Pronas), programa do Ministério da Saúde, no valor de R$ 698 mil. O recurso será destinado ao projeto de dança com cadeiras de rodas Corpo em Movimento.

A coordenadora da Adefil, Reni Lawall, explica que o dinheiro será investido na aquisição de um veículo com capacidade para 32 pessoas para o transporte para os ensaios, 30 cadeiras adaptadas para dança, a contratação dos profissionais para um ano de execução do projeto e suprir os encargos de outras despesas para viabilizar o projeto.

O Corpo em Movimento tem o patrocínio das seguintes empresas: Atlas Brasil Calçados, Docile, TFL, Fruki, Mor, Zafari, Baldo, São João e Charrua.

“O projeto vai atender pessoas com deficiência de diferentes idades, do sexo masculino e feminino. É um sonho que está sendo realizado da nossa entidade e das pessoas participantes”, diz Reni.


Jantar Costeiro

O Grupo de Arte Nativa Costeiros do Rio Taquari, do presidente Daniel Trindade, vai promover o 16º Jantar Costeiro dia 13/03, com início às 20h30min. O local será o Salão Panorâmico do CTC. O cardápio do jantar será buffet e peixe. Entre as atrações musicais, estão: Atahualpa Maicá e Antônio Gringo. O show será de Chico Saratt com o tributo a Mário Barbará. Convites pelo whats 98600-0170.


Encontro dos Strasburger tem lançamento de livro

O primeiro encontro da família Strassburger será realizado no Parque Temático Christoph Bauer, em Forquetinha, dia 16/02. A programação iniciará às 8h, às 10h haverá mensagem bíblica e em seguida o lançamento do livro com a genealogia e a história da família de autoria do professor e pesquisador Waldemar Richter. Esta obra faz parte da coletânea de livros de 50 famílias.

Ao meio dia, será servido almoço e, à tarde, baile de integração. Informações com Pedro Mann: fone (51) 98572-1592 ou por whats com Flávio Richter: (51) 99202-4273; Írio Strassburger: (51) 99618-5074 e Egon Strassburger: (51) 99983-3766.

O livro contempla as três famílias Strassburger que vieram para Forquetinha na década de 1880: Heinrich Jacob Strassburger e Susanna Ludwig – tiveram 8 filhos; Karl Strassburger e Karolina Schönardie – tiveram 13 filhos e Margareth Strassburger e Friedrich Jacob Haack – tiveram 6 filhos.


Na praça de esportes do São José de Coqueiro Baixo, tem um mural com os títulos conquistados. crédito Deolí Gräff

Futebol de Arroio do Meio

A Liga Arroiomeense de Futebol Amador (Lafa), do presidente Elton Lorscheiter (Pantera), foi fundada em 1966 e a partir de 1967 passou a organizar os campeonatos. Este ano realiza o 50º Campeonato Municipal de Futebol de Campo, denominado de Copa Sicredi/Girando Sol – Taça César Borscheid. Os jogos iniciaram domingo passado.

– É provável que os campeonatos eram realizados antes da criação da Lafa. Uma prova disto é o mural de títulos conquistados pelo Esporte Clube São José de Coqueiro Baixo. O primeiro título municipal foi em 1965, quando pertencia a Arroio do Meio.

 


Pós-NRF da Brasil Varejo em São Paulo

Samanta Pinto, diretora da Top Travelling e da Brasil Varejo.Pós-NRF da Brasil Varejo em São Paulo

A Brasil Varejo e Top Travelling, (empresas de Lajeado) realizaram dia 31/01, em São Paulo, no Hotel Unique, o evento de Pós-NRF para varejistas do Brasil. Este encontro trouxe os principais insights da maior feira de varejo do mundo a NRF, realizada anualmente em Nova Iorque. Estiveram presentes mais de 320 profissionais. A ideia é fazer o “Pós-NRF” percorrer por diversas cidades do Brasil com a curadoria da Brasil Varejo.

– A Top Travelling é a agência executora da missão NRF através da Brasil Varejo há 22 anos, que consiste em levar varejistas do Brasil para viver esta experiência de de aprendizado comercial nos EUA. Próximos destinos para estas imersões de negócios será o SXSW, WebSummit e Semana de Moda.


crédito: Henrique paleari/divulgação

Família Zagonel

O 2º Encontro da Família Zagonel, realizado dia 02/02/2020, na sede social da Societá Tutti Fratelli de Lajeado reuniu 450 participantes provenientes de 51 cidades diferentes de diversos estados brasileiros. Os Zagonel tem numerosa descendência, atuando em diversos setores comerciais, industriais e áreas profissionais.

O encontro foi marcado pela alegria, confraternização e troca de informações sobre a genealogia dos Zagonel.


Discípulo de Dante Aleghieri

O professor Gustavo Arossi está cursando doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa. A pesquisa é em um tema desafiador: fundamentos filosóficos e jurídicos na obra do pensador italiano Dante Aleghieri.

Acompanhe
nossas
redes sociais