Lajeado apresenta inovações à educação

Educação

Lajeado apresenta inovações à educação

Formação de professores para uso de Chromebooks começou ontem durante abertura do ano letivo. Sistema Google for Education aproxima comunidade escolar e apresenta novas formas de estudo

Por

Lajeado apresenta inovações à educação
Iniciativas do Pacto pela Paz e programa de inovação da Google foram a tônica da abertura do ano letivo
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Sonhamos em transformar Lajeado em uma referência em desenvolvimento infantil. Isso tem tudo haver com o projeto educacional da Google”. A afirmação do prefeito Marcelo Caumo indica um novo movimento na política de ensino da rede municipal.

A apresentação do programa ocorreu ontem, no teatro da Univates, durante a abertura do ano letivo. De prático, todas as crianças da rede municipal, de 1ª a 9ª série terão Chromebooks para usar, diz o prefeito.

Como forma de aproveitar ao máximo a ferramenta, os professores municipais serão treinados para uso dos aplicativos da Google for Educacion. “Mostramos para a empresa que somos uma cidade que está atrás da inovação, da tecnologia. Lajeado tem forças sociais que olham e planejam esse futuro. O Pro_Move e o Pacto pela Paz são exemplos”, diz o prefeito.

O programa da gigante em tecnologia é uma plataforma para facilitar a comunicação entre professores, estudantes e pais. Permite o uso de estratégias na elaboração de aulas e novas formas de estudar para os alunos. Possibilita ainda aos alunos uma forma de educação colaborativa.
“Temos certeza de que é possível avançar por meio do uso da tecnologia. Esperamos estimular o aprendizado e a inovação desde cedo”, reforça Caumo.

No evento de ontem, o representante da Google, Fabio Nakano, apresentou a plataforma e a história da empresa de tecnologia. Detalhou programas e benefícios do programa Google for Educacion dentro das salas de aula.

De acordo com ele, a tecnologia fortalece o engajamento da comunidade escolar e potencializa a aprendizagem do estudante. Para os professores, simplifica processos administrativos, incentiva a inovação e criação de conteúdo.

No ano passado, o governo comprou 1.020 Chromebooks da Samsung que contam com o sistema operacional gratuito da Google. As unidades serão distribuídas para 18 escolas de Ensino Fundamental de Lajeado.

Quanto à formação dos professores, ela iniciou ontem na abertura do ano letivo e segue até o dia 18. A volta às aulas ocorre na próxima quarta-feira, dia 19.

Educação emocional
Junto com a entrada de ferramentas tecnológicas, o evento marcou as novas etapas do programa Pacto pela Paz. Entre as atividades está o “Seja”,

Mais de 800 profissionais participaram das atividades, entre professores e funcionários das redes municipal e estadual. O projeto Seja é voltado à prevenção da violência.

Direcionado para alunos do Ensino Fundamental, tanto da rede municipal, estadual e privada. Serão vinte aulas no ano. O objetivo é desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças e jovens para reduzir comportamentos de risco.

Cada aluno terá apostilas com um manual ilustrado das atividades para acompanhar em aula e o desafio da semana para fazer em casa. Para os educadores, serão entregues um manual com um guia descritivo de cada aula, com o passo a passo para a aplicação.

Ainda, terão acesso a uma plataforma online com vídeos de cada uma das sessões do programa.

Acompanhe
nossas
redes sociais