Parque Histórico de Lajeado recebe obras de melhorias

Lajeado

Parque Histórico de Lajeado recebe obras de melhorias

Nesta semana, funcionários das empresas contratadas estão trabalhando na limpeza das calçadas, das grades e também na instalação de uma nova rede hidráulica para todo o parque

Por

Parque Histórico de Lajeado recebe obras de melhorias
Uma nova rede hidráulica está sendo instalada. Créditos: Divulgação
Lajeado

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura do Parque Histórico Municipal para receber os visitantes e valorizar o espaço rico em cultura alemã, diversas obras de melhorias estão sendo feitas no local desde o início de fevereiro de 2020. O investimento da Prefeitura de Lajeado se dá por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag).

Nesta semana, funcionários das empresas contratadas estão trabalhando na limpeza das calçadas, das grades e também na instalação de uma nova rede hidráulica para todo o parque, o que possibilitará a individualização do consumo de água de cada casa do Parque com a instalação de hidrômetros em cada edificação.

Além disso, todas as casas estão sendo limpadas internamente, Em razão disso, o Museu da família Lohmann está temporariamente fechado. Para esse ano, também está prevista a pintura do palco e a reorganização do Museu.

De acordo com a turismóloga Renata Wais, a ideia também é estimular empreendimentos a adotar as casas sediadas no parque, mediante concessão, buscando movimentar o turismo na cidade e aumentar a utilização do espaço de lazer. Em contrapartida à concessão, o concessionário fica responsável pela manutenção completa da casa concedida. A área aberta do Parque Histórico também pode ser utilizada para a realização de eventos.

Outras melhorias já haviam sido concluídas ainda em 2019, como a reforma e pintura do pórtico de entrada, a substituição das calhas, telhados e outros itens estruturais, como instalação de corrimão, e do guarda-corpo na escada que dá acesso ao auditório. Ainda, ocorreu a reforma na pinguela, na ponte coberta, na Casa Ratzbier e na antiga cervejaria, além da instalação de um portão eletrônico na entrada lateral do Parque Histórico, de ar-condicionado no auditório, assim como o revestimento das cadeiras e a disponibilização de internet wi-fi gratuita para os visitantes.

Sobre o Parque Histórico de Lajeado

O Parque Histórico foi inaugurado em 08 de novembro de 2002 e, desde então, recebe os visitantes para uma viagem no tempo, rica em cultura e história alemã. É também conhecido em alemão como Deutscher Kolonie Park, e conta com uma área de 20 mil metros quadrados. É um espaço cultural e turístico peculiar com uma grande coleção de estruturas arquitetônicas construídas genuinamente, em estilo enxaimel, pelos imigrantes alemães entre 1860 e 1910 e que foram transferidas ao parque mantendo sua originalidade.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

Acompanhe
nossas
redes sociais