Primeiro Gre-Nal do ano

GRE-NAL

Primeiro Gre-Nal do ano

Em temporada que promete forte rivalidade, Inter e Grêmio decidem vaga para a final do primeiro turno do Gauchão

Por

Primeiro Gre-Nal do ano
Equipes se enfrentam com força máxima para chegar a final
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ainda em início de temporada, Internacional e Grêmio se encontram neste sábado no primeiro clássico Gre-Nal de um ano que pode ser marcante para a maior rivalidade do estado. O clássico da vez ocorre no Estádio Beira-Rio, no sábado às 16h30min, e vale a classificação para a final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

A partida é crucial para as duas equipes, que pretendem vencer o turno para poder revezar equipe titular e reserva no segundo turno, quando estarão em meio à disputa da fase de grupos da Copa Libertadores. O Grêmio já está garantido, e o Inter precisa passar pelo Tolima para chegar lá.

Sendo assim, os dois treinadores, Eduardo Coudet e Renato Portaluppi, devem utilizar o que tem de melhor na partida.

Inter quer manter a invencibilidade

Ainda invicto no ano, o Colorado jogará com o apoio de sua torcida. A direção colorada estima que cerca de 35 mil torcecores compareçam ao Estádio Beira-Rio. A partida é a última antes do jogo de ida contra o Tolima, válido pela última fase preliminar da Copa Libertadores.

O clássico será o primeiro do técnico argentino à frente do time. Em relação à equipe que vinha escalando, a única baixa é a de Patrick, que está lesionado. Para o seu lugar, Coudet deve escalar Boschilia, autor de gol contra a Universidad de Chile.

Dos 11 titulares para a partida, quatro disputarão o seu primeiro clássico Gre-Nal. Os laterais Rodinei e Moisés, o volante Musto e o meia Boschilia. No entanto, o técnico revelará a escalação inicial apenas na hora da partida.

Grêmio entre baixas e retornos

O técnico Renato Portaluppi deixou claro no início do ano que a missão do Grêmio era vencer o primeiro turno do Gauchão para poder focar na disputa da Copa Libertadores nos meses de março e abril.

Diferente do rival, o Tricolor tem um alto número de jogadores no departamento médico. Três titulares estão fora da partida, incluindo a dupla de zaga. Além de Geromel e Kannemann, Jean Pyerre é ausência confirmada. A zaga será formada mais uma vez por David Braz e Paulo Miranda.

As dúvidas na escalação estão no meio-campo e no ataque. Renato poderá contar pela primeira vez com Matheus Henrique e Pepê, que estavam no Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira. O primeiro deve atuar na vaga de Lucas Silva, enquanto que o segundo disputa posição com Alisson. No ataque, Diego Souza deve jogar, com Luciano ficando à disposição no banco.

O ano dos clássicos

O Gre-Nal deste sábado é o primeiro de um total de 13 que podem ser disputados no ano, o que faria de 2020 o ano com mais clássicos na história da rivalidade. São pelo menos quatro garantidos: semifinal do primeiro turno do Gauchão, partida do returno da competição estadual, e dois jogos no Campeonato Brasileiro.

O Gauchão pode ter mais três clássicos, em semifinal ou final de turno, e nas duas partidas finais da competição. Caso o Inter chegue na fase de grupos da Libertadores, mais dois jogos garantidos, uma vez que as duas equipes estariam no mesmo grupo. As últimas possibilidades de clássicos são nos mata-matas da Libertadores e da Copa do Brasil. Totalizando uma possibilidade de 13 embates entre Inter e Grêmio no ano.

 

Opinião da torcida

Representante da torcida colorada Bonde Perdiga, Alex Henrique Sulzbach, o Alemão, está confiante na vitória do Inter. “Somos muito fortes em casa. A torcida joga junto com o time, dando a atmosfera infernal para o adversário.”

O Bonde Perdiga já é uma torcida consolidada na região, estando sempre presente no Estádio Beira-Rio. Estiveram presentes na partida contra La U, e neste sábado estarão no clássico Gre-Nal. “As barcas do Bonde são as mais animadas do Vale. Sempre empurrada pela banda que possui vários instrumentos de percussão, inclusive com músicos na banda oficial da torcida Popular.”

Ismael Worm, o Mael, é o representante da torcida gremista Geral de Estrela. Segundo ele, 40 integrantes estarão presentes no Beira-Rio para apoiar o Grêmio. Este será o quinto clássico de Mael na casa do rival.

“Estamos confiantes para o jogo e para o ano. O Grêmio fez contratações pontuais que, se derem certo, aumentam muito a chance de chegar nas fases quentes de todas competições. Aumentou bastante o número de opções, principalmente nas laterais e no meio-campo, uma carência que custou caro no ano passado”, comenta o torcedor.

Acompanhe
nossas
redes sociais