Tour por Gramado: conforto, neve de verdade e beleza natural

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Tour por Gramado: conforto, neve de verdade e beleza natural

Por

Atualizado segunda-feira,
17 de Fevereiro de 2020 às 10:32

Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há quem pense que Gramado é só inverno com a namorada ou Natal Luz. Estão enganados. Cada vez mais, a cidade da Serra Gaúcha investe em opções diversificadas para toda família e para atrair turistas em todas épocas do ano.

Com intuito de testar essa diversidade de atrativos, A Hora foi convidado para um fampress pela região mais turística do estado. Em dois dias, a gastronomia, belezas naturais e rede hoteleira da cidade e arredores foram apresentados ao grupo de jornalistas.

Diversão no frio

O único parque com neve de verdade do Brasil está em Gramado. Com temperaturas que chegam a -5°C, o Snowland recria um vilarejo alpino e reproduz uma paisagem fantástica com uma montanha de 120 metros de extensão.

Nos 16 mil metros quadrados de parque, o visitante pode participar de aulas de patinação, esqui e snowboard com atletas profissionais, sentir o cinema 4D e almoçar na ampla área de alimentação.

A Snowland também possui shows especiais. Um deles, inclusive, com neve caindo ao final da apresentação. Há espaço de jogos para as crianças e área comercial com venda de roupas e artigos da marca Snowland. Um ambiente para toda a família.

Conforme a gerente de Produtos e Marketing, Patrícia Fernandes, a maioria dos visitantes vem de outros estados e países. Atrair o público primário (gaúchos), ainda é um desafio.

Em épocas com baixa procura, como é o caso de fevereiro, o desconto nos ingressos chega quase à metade. Vale a pena ficar atento. Se interessou? Mais informações no site https://www.snowland.com.br

Extensão do lar

Se hospedar no Wyndham Gramado Termas Resort &Spa é sinônimo de conforto. Com bom atendimento, piscinas aquecidas, jacuzzis, cinema, sala de jogos e academia, o hotel pode ser considerada uma extensão (até mais completa) do nosso lar.

A franquia da maior rede hoteleira foi instalada na Serra Gaúcha em janeiro de 2019. Em menos de um ano, já inova com acomodações que aceitam animais de estimação e opções de “day use” no verão (visitante aproveita a infraestrutura do resort sem estar hospedado).

Outro diferencial do Wyndham Gramado é a preocupação ambiental, destaca o gerente geral, Marc Balanger. Todo o processo de funcionamento ocorre de forma sustentável. O resort possui reuso de água da chuva, iluminação natural na maioria dos ambientes e estação própria de tratamento de afluentes.

Quem quiser saber mais sobre o resort, só acessar o site https://www.wyndhamhotels.com/pt-br/wyndham/gramado-brazil/wyndham-gramado-termas-resort-and-spa/overview

Bondinho na Cascata do Caracol

Admirar os 131 metros da Cascata do Caracol ficou mais divertido com o primeiro bondinho aéreo do Rio Grande do Sul. Inaugurado em 2013, o parque atrai cerca de 400 mil pessoas ao ano.

O percurso do bondinho totaliza 840 metros com paradas em três estações. Além do mirante com vista privilegiada da queda de água, o visitante pode percorrer uma trilha de 210 metros com identificação da fauna e flora local, visitar o espaço “Esculturas que falam” e aproveitar a área para lanches.

Outra atração, à parte, é a tirolesa Eagle. Com 45 metros de desnível, ela é ideal para quem gosta de liberdade, emoção e aventura.

Mais informações do Bondinhos Aéreos Parque da Serra no site: https://parquesdaserra.com.br/oparque/

As melhores sopas da vida

A janta na noite de sábado foi na tradicional Casa Di Pietro. Especialidade do restaurante é o buffet de sopa e cremes com cinco variedades de caldos, pães, saladas e sobremesa farta. Confesso que me apaixonei pela sopa de legumes. A melhor da minha vida.

Além da gastronomia, a casa que completará duas décadas de funcionamento nesse ano chama atenção pela arquitetura.

Está localizada na Rua Pedro Benetti, literalmente colado à Paróquia São Pedro de Gramado. Inclusive, parte do restaurante foi edificado sob a construção da igreja. As esculturas e quadros do acervo familiar reforçam o clima religioso.

A Casa Di Pietro é considerada uma das opções gastronômicas mais concorridas de Gramado. Há dez anos consecutivos foi eleito o melhor buffet de Gramado pela Revista Sabores do Sul. Mais informações no site: https://www.dipietro.com.br/

Outro restaurante visitado pelo grupo foi o Malbec. Inaugurado em 2012, a casa tem como especialidade a sequência de fondue harmonizada com vinhos – inspiração das cidades europeias. O restaurante está localizado na charmosa Avenida Borges de Medeiros. Tem três ambientes que também podem ser utilizados para eventos e um deque.

Fragrâncias da serra

A Empório Essenza é a loja mais perfumada da Serra Gaúcha. Possue uma linha de produto que varia desde cosméticos, cremes, loções hidratantes e sabonetes para o corpo até velas e aromas para a casa.

Com fragrâncias inspiradas na serra gaúcha, a Essanza está presente em mais de 100 restaurantes e hotéis da região, proporcionando uma experiência olfativa diferenciada. A loja possui 30 franquias, uma delas em Lajeado, na Rua Bento Gonçalves.

Mais informações no site www.emporioessenza.com.br

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais