Lajeado é contemplado com laboratório de qualificação para jovens

Qualificação tecnológica

Lajeado é contemplado com laboratório de qualificação para jovens

O repasse para a elaboração do projeto será de R$ 300 mil, oriundos de uma emenda parlamentar

Por

Atualizado quarta-feira,
19 de Fevereiro de 2020 às 15:22

Lajeado é contemplado com laboratório de qualificação para jovens
Um contêiner será instalado no município com computadores, notebooks, impressoras 3D, tablets, smart tvs e kits de ferramentas
Lajeado

Lajeado foi selecionado para receber o programa Espaço 4.0, um laboratório de produção criativa para capacitar jovens em ferramentas tecnológicas. O repasse para a elaboração do projeto será de R$ 300 mil, oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Marcel Van Hattem.

Para conquistar a verba, o município se inscreveu no processo seletivo elaborado pelo deputado e concorreu com outros 39 municípios do estado. Apenas dois foram contemplados: além de Lajeado, a cidade de Esteio receberá o projeto.

O Espaço 4.0 é um laboratório de produção criativa, inspirado nos FabLabs do (Massachusetts Institute of Technology), no qual os jovens podem usar ferramentas, impressora 3D e computadores para produzir protótipos e soluções para problemas. Este tipo de capacitação contribui para a entrada no mercado de trabalho e também estimula o empreendedorismo.

Pelo programa, um contêiner será instalado no município com computadores, notebooks, impressoras 3D, tablets, smart tvs e kits de ferramentas, mobiliário interno e capacitação dos profissionais. A contrapartida do município é a oferta de acesso à internet, energia, água, segurança dos bens do projeto, disponibilizar servidor para as capacitações, fazer a manutenção do espaço, selecionar os jovens participantes e fazer relatório semestral das atividades.

Primeiro lugar

Lajeado obteve o melhor desempenho na análise dos indicadores por possuir amplo ecossistema de inovação e incentivo ao empreendedorismo. O destaque é para o Pro_Move – programa de incentivo à inovação e tecnologia envolvendo universidade, empresários, poder público e comunidade, o Simplifica Lajeado – programa no qual empresas de pequeno impacto ambiental são abertas e registradas em 24 horas, o Acelera 1.0 – programa de aceleração de startups, e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Acompanhe
nossas
redes sociais