Rotary comemora 115 anos de serviço humanitário

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Rotary comemora 115 anos de serviço humanitário

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

No próximo domingo, 23, o Rotary Internacional celebra 115 anos de existência. No Brasil esta data é atribuída ao Dia do Rotary, Dia do Rotariano e ao Dia da Paz e da Compreensão Mundial. Fundado em 1905 por iniciativa de Paul Percy Harris, que reuniu um grupo de amigos profissionais de negócios com a ideia de fazer serviço voluntário e incentivar a outros fazerem o mesmo.

O governador do Distrito 4700, Luiz Celeste de Roque Fornari Fassina, explica que são 115 anos de muito rotarismo pelo mundo. “O aniversário serve para lembrar o nosso trabalho voluntário, as muitas ações humanitárias e os projetos que promoveram melhorias na qualidade de vida de pessoas por todo mundo e transformaram vidas e comunidades”, explicou Fassina. O Rotary está presente em 217 países com um único objetivo: “prestar serviços humanitários, voluntariamente, fazendo o bem, sem olhar a quem”. Em Lajeado o Rotary está presente com três clubes e no Vale do Taquari são oito. Entre as entidades beneficiadas constam: Fundef, HBB, Slan/Lar da Menina, Adefil, Apae, Saidan, escola São João Bosco, entre outras.


Ereno Dörr 60 anos

A empresa de transporte coletivo A. Ereno Dörr & Cia. Ltda completou 60 anos de atividades no dia 02/01. Fundada em 1960 por Alfredo Ereno Dörr, no antigo Bairro Piraí, atual São Cristóvão, a empresa está em contagem regressiva para deixar de cumprir as linhas do transporte coletivo por vários bairros da cidade de Lajeado. É que a empresa, junto com a Scherer Viagens e Turismo perdeu a licitação do transporte coletivo realizado pela Prefeitura. A vencedora foi o Expresso Azul.


Trote Solidário

O Grêmio Estudantil do Colégio Madre Bárbara (Gembar), com o apoio da direção da escola, está inovando este ano no acolhimento dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio (Terceirão), com a realização do Trote Solidário. Através da iniciativa toda comunidade escolar, está sendo convidada a contribuir com material escolar. Os donativos serão repassados a Escola Estadual São João Bosco. É uma ação que visa a prática da solidariedade.
– As pessoas interessadas em contribuir poderão entregar a doação amanhã, durante todo dia, na recepção do colégio.


Historiador agora é profissão

O Senado aprovou, terça-feira, a regulamentação da profissão de Historiador. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto foi apresentado em 2009. Agora segue para sanção presidencial. Poderá exercer a atividade de Historiador quem tiver diploma de curso superior, mestrado ou doutorado em história. Profissionais diplomados em outras áreas que comprovarem ter exercido a profissão de historiador por mais de cinco anos poderão atuar na atividade.


Romaria da Terra

No dia 25 de fevereiro, terça-feira de carnaval, a Diocese de Cruz Alta realiza a 43ª Romaria da Terra. A sede será o município de Mormaço, situado no alto da Serra do Botucaraí. O tema será: “O bem viver no campo e na cidade”. A programação começa às 6h com a acolhida; às 7h haverá café da manhã; às 8h40min acontecerá a abertura com o início da caminhada até ao Parque Municipal onde haverá celebração às 11h e ao meio dia almoço. Na parte da tarde terá atividades culturais. O encerramento será às 15h.
– A 44ª Romaria da Terra, em 2021, será na Diocese de Santa Cruz do Sul.


Campanha da Fraternidade

Com o tema: Fraternidade e Vida – Dom e Compromisso, a CNBB vai lançar, na quarta-feira de cinzas, 26/02, a Campanha da Fraternidade 2020. O pároco da Paróquia Santo Inácio de Lajeado, padre Valdir Biazibetti destaca que “a CF desafia os cristãos a serem bons samaritanos. Cuidar da vida e especialmente onde ela passa necessidade”.
O pároco faz o desafio de “romper com a indiferença e colocar o coração nas mãos. Ter mais ternura com a vida e zelar pela ecologia integral. Cuidar da vida é ter mais disposição para servir e um compromisso pessoal, familiar e social”. O padre conclama para que “todos se empenhem na defesa e na promoção da vida”.


Música para a vida

O músico e educador Ricardo Petter, diretor da Companhia Aprendiz, proferiu palestra para professores da rede municipal de Fazenda Vilanova na abertura do ano letivo. Ele deu ênfase para a importância da música para a qualidade de vida das pessoas.


Richter lança livro da Família Strassburger

O 1º Encontro da Família Strassburger está marcado para domingo no Parque Christoph Bauer em Forquetinha. Uma das atrações será o lançamento do livro da Família Strassburger, às 10h, de autoria do professor e pesquisador Waldemar Richter. As três famílias que se estabeleceram em Forquetinha foram: Heinrich Jacob Strassburg Fº, casado com Susanna Ludwig, Karl Strassburger, casado com Karolina Schönardie, e Margareth Strassburger, casada com Friedrich Jacob Haack.
Mais informações com Pedro Mann (51) 98572-1592 ou Egon Strassburger pelo whats (51) 99983-3766


Encontro da Família Spaniol

O 7º Encontro da Família Spaniol está marcado para o dia 15/03 na comunidade católica de Arroio Grande Central, interior de Arroio do Meio. A programação inicia às 8h e às 10h haverá celebração religiosa na igreja São Felipe e São Tiago (foto).

Ao meio dia, será servido almoço no salão comunitário e na parte da tarde haverá confraternização e troca de informações entre os familiares.

Acompanhe
nossas
redes sociais