Dos pratos aos drinks

Arte e prazer

Dos pratos aos drinks

Cravo, alecrim, canela, açafrão, gengibre, manjericão, pimentas.

Por

Dos pratos aos drinks
Vale do Taquari

Cravo, alecrim, canela, açafrão, gengibre, manjericão, pimentas. Eles são velhos conhecidos da culinária que agora invadem também os nossos copos.

O mixologista e bartender Evandro Miyoshi, 33, conta que os chás e ervas já eram utilizados na fabricação de bebidas muito antes da palavra coquetel existir. Aos poucos, o uso tem se popularizado nos bares e entre os entusiastas.

A coquetelaria utiliza dos insumos originários da gastronomia para fugir do convencional, se reinventar e atingir novos sabores, explica. “São receitas autorais, que fazem uso de infusões, ervas secas e frescas, bitters e diversas raízes na composição”.

Porém, é preciso saber o que misturar. “Devemos estudar muito antes de adicionar novos ingredientes, para não obtermos efeitos indesejados, e sempre especificar aos consumidores o que há na composição do coquetel”.

Quase tudo o que se utiliza na gastronomia pode ser aplicado também na coquetelaria, garante. Evandro destaca que é possível obter notas sutis e marcantes com a simples inserção de uma ou mais ervas em determinadas misturas, detalhes especiais que não são possíveis com produtos industrializados.

Os mocktails, versões não alcoólicas dos coquetéis, com especiarias em suas receitas também são tendência e possuem inúmeros benefícios para quem consome. Além de evitar riscos no trânsito, podem proporcionar auxílio ao sistema digestivo, alívio da depressão, ansiedade, estresse e ainda melhorar o humor, explica.

Para você testar em casa e aproveitar o feriado de carnaval que se aproxima, Evandro ensina algumas receitas especiais.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais