Famílias recebem escrituras após 30 anos

FIM DA ESPERA

Famílias recebem escrituras após 30 anos

Justiça regularizou ontem 18 terrenos na área urbana

Por

Famílias recebem escrituras após 30 anos
18 lotes foram regularizados em área urbana de Sério. Processo na Justiça iniciou em 2016
Vale do Taquari

A regularização coletiva de áreas de terra é fundamentada pelo Projeto More Legal. A iniciativa visa facilitar a posse, propriedade e titulação dos imóveis ao morador, através do auxílio e acompanhamento jurídico.

Na manhã de quinta-feira, 20, foram entregues 18 escrituras referente área maior comercializada em lotes há mais de 30 anos. A solenidade contou com presença do juiz Luís Antônio de Abreu Johnson, diretor da comarca de Lajeado; e da oficial do Registro de Imóveis, Juliana Folmer.

O processo coletivo iniciou em 2013, sendo ajuizado em 2016. Após quatro anos de tramitação na Justiça, o juiz Johnson deferiu o título de propriedade aos requerentes.

Conforme a Procuradora Geral do município de Sério, Márcia Bergmann, houve um esforço mútuo entre Ministério Público, governo e moradores para regularização dos terrenos.

“Essa é a segunda ação de regularização fundiária executada no município. Outra está em andamento e aguardamos que tão logo seja efetivada. Com a escritura em mãos, o terreno passa efetivamente a ser de propriedade do comprador”, ressalta.

Conforme o juiz Johnson, o desfecho dessa ação estimula outros municípios na regulação de áreas. “Motivo de orgulho entregar os títulos aos seus efetivos proprietários. A regularização dignifica e resgata a autoestima da pessoa”, contextualiza.

O magistrado complementa reiterando a importância do título de posse. “Dentre dos atributos, está o direito de dispor da propriedade, valorizando o imóvel que, também possa vendê-lo”, resume.

De interesse da prefeitura, o processo coletivo de regularização é enfatizado pelo prefeito Elir Antônio Sartori (MDB). “Já passei por essa situação e sei da importância em ter a escritura em mãos. A regularização da área é mais um passo ao desenvolvimento do município”, considera.

“Meu pai morreu sem ter a regularização”
A área regularizada pertencia a Hilário Hermes Danieli, que faleceu na semana passada aos 76 anos. A filha e representante da família no processo, Rosângela Danieli Becker recorda ser sonho do pai ter os lotes com escritura.

“Antigamente não tinha como legalizar a área e foram feitos contratos de compra e venda. Seu Hilário sempre sonhou em legalizar e poder entregar as escrituras aos compradores”, relata.

Novos planos

Ivonir e Solange da Costa adquiriram dois lotes faz mais de trinta anos

O casal Ivonir e Solange da Costa adquiriu dois lotes faz mais de trinta anos. Construíram a casa e constituíram família. Chegaram a ter uma escritura pública de uma das áreas, mas a falta do título de posse emperrou alguns projetos.

“Tenho uma pequena empresa no ramo de congelados. Há 9 anos construí um espaço e queria que fosse no terreno maior ao lado, mas não consegui a liberação por não ter a escritura”, conta.

Hoje o casal comemora a regularização, já vislumbrando investimentos na área. “A prefeitura quer fazer asfalto em nossa rua, agora finalmente será possível”, comentam.

Acompanhe
nossas
redes sociais